GTmetrix: como medir a performance do seu site?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
GTmetrix

A ferramenta GTmetrix permite que você analise o desempenho do seu site, indicando o que você deve fazer para otimizá-lo. Nós sabemos que nenhum usuário gosta de esperar muito tempo até que as páginas carreguem, não é mesmo? Por isso, é importante melhorar a performance do seu site constantemente.

Com o avanço da tecnologia, os sites estão mais potentes. Isso aumenta o desafio do desenvolvedor, uma vez que as páginas não podem ficar pesadas, causando lentidão no carregamento.

A velocidade da página é fundamental para que os usuários tenham uma experiência online satisfatória e o seu site alcance uma boa posição nos mecanismos de buscas (SEO).

Pensando nisso, vamos abordar o que é e como funciona o GTmetrix, a importância do tempo de carregamento da página, etapas de verificação de velocidade e como aumentar a performance do seu site. Vamos nessa?

Boa leitura!

Software GTmetrix: o que é e para que serve?

Como citamos no início, o software GTmetrix disponibiliza vários recursos para você analisar a performance do seu site. Além disso, ele fornece dados exatos sobre o que está atrapalhando o desempenho e indica sugestões de melhoria.

Essa ferramenta permite que pontos de aprimoramento sejam identificados no site como um todo, não apenas sobre a velocidade. Para cada item analisado, o GTmetrix apresenta um relatório completo e detalhado, utilizando 27 critérios diferentes para gerar a sua nota de classificação.

Além da comparação geral com todos os sites analisados, o GTmetrix faz uma análise de performance de website, comparando os resultados de acordo com os parâmetros do Google PageSpeed e do Yahoo! Yslow. Assim, você consegue entender como o site é carregado, identificar onde estão as falhas e o que precisa ser otimizado.

O objetivo principal é fazer seu site carregar mais rápido. Afinal, para o usuário da internet, os segundos podem representar uma eternidade. Estudos comprovam que dois segundos de atraso no carregamento pode aumentar em até 103% a taxa de rejeição.

Se você quer investir em Marketing de Dados para aumentar o tráfego orgânico do seu site, é fundamental cuidar da velocidade de carregamento. O GTmetrix pode ajudar muito nesse processo!

Como funciona o GTmetrix?

É possível fazer análises sem se cadastrar, mas sugerimos que você crie uma conta como usuário registrado. Desse modo, você vai conseguir alterar parâmetros da avaliação e salvar suas análises.

Com o login, você também consegue analisar dois sites ao mesmo tempo, e fazer uma comparação de desempenho. No instante em que a conta é criada, a ferramenta fica disponível para analisar o seu site.

Você será direcionado para o dashboard, com uma caixa de texto para incluir a URL do site a ser analisado. Quando a análise estiver completa, aparecerá uma tela com o resultado detalhado do desempenho do site.

A ferramenta apresenta uma nota geral de A a F e uma nota para cada item que está interferindo no tempo de carregamento. Além disso, também dispõe da aba “história”, que mostra todo histórico de ações feitas dentro da plataforma, facilitando a coleta de dados, comparativos e evolução do seu site.

Existem diversas maneiras de aprender como usar o GTmetrix. Nossa dica é fazer um teste “sem compromisso” primeiro para conhecer todos os recursos que a plataforma oferece.

E quando for utilizar para uma análise real, preste atenção no conteúdo que explica cada item de recomendação. Assim, você vai compreender melhor o impacto que cada elemento pode trazer ao site.

A ferramenta está disponível na versão gratuita e em inglês. Os planos pagos oferecem recursos adicionais e análises mais avançadas, como: análise para celular, agendamento de testes automáticos, alertas monitorados, teste em várias regiões, capturas de vídeo e simulações de carregamento de página em vários dispositivos.

Velocidade da página: por que o tempo de carregamento é importante?

A velocidade da página é essencial para aumentar a performance do seu site. Se o tempo de espera no carregamento for superior a 3 segundos, é provável que isso prejudique o seu desempenho. Veja abaixo algumas explicações.

De acordo com a pesquisa da Kissmetrics, a maioria dos usuários espera apenas 3 segundos para carregar a página e, após esse tempo, 40% abandonam o site. Constataram também que o atraso de 1 segundo na resposta de um sistema resulta em uma redução de 7% nas conversões de vendas.

Os usuários da internet buscam resultados imediatos. Isso significa que um carregamento lento pode gerar consequências negativas, como o abandono de visitantes, percepção ruim da sua marca, clientes insatisfeitos e, inclusive, perda de vendas.

Existem inúmeros fatores que fazem o seu site ranquear bem no Google e a velocidade da página é um deles. O tempo de carregamento impacta diretamente o tráfego orgânico e envolve as estratégias de SEO. Por isso, é necessário acompanhar de perto todas as variáveis responsáveis por esses resultados.

gtmetrix

Quais são as etapas de verificação da velocidade do site?

De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para aparecer na tela do usuário. Para verificar a velocidade do seu site, você pode utilizar uma ferramenta específica, como o próprio GTmetrix, que disponibiliza avaliações detalhadas sobre essa performance.

É feita uma dupla avaliação da velocidade: uma com os critérios utilizados pela PageSpeed Insight, do Google, e a outra com base no YSlow, que usa critérios definidos pelo Yahoo.

Os resultados contêm o detalhamento de cada critério, com a pontuação e a indicação de ações necessárias para resolver o problema. A partir disso, você identifica, acompanha e corrige os pontos de atenção que impactam o desempenho do seu site.

Depois de corrigir as falhas apontadas, repita esse processo e verifique os avanços na velocidade do site. Saber quanto tempo as páginas demoram para abrir é importante até para definir as ações de melhoria.

Existem muitas métricas importantes nessa etapa de verificação, como: tempo necessário para carregar a página, tamanho, número de solicitações feitas para o carregamento etc.

Performance de site

A performance de um site está ligada à velocidade, certo? A necessidade de aprimoramento aumenta quando as funcionalidades e os elementos da página também aumentam. Não adianta ter um site esteticamente incrível, se ele não for usual, concorda?

Com o GTmetrix, você analisa o panorama do site, seguindo as indicações até atingir uma boa performance para todo tipo de dispositivo. Portanto, foque em estratégias que otimizem o seu site para melhorar a experiência dos seus potenciais clientes.

Estratégias de marketing digital, como um site, podem ser responsáveis pela consolidação de uma marca e o aumento de ganhos na empresa. Essas ações, aliadas ao Marketing por Dados, são essenciais para o crescimento e alcance de resultados diferenciados.

Como obter um bom posicionamento nos buscadores?

Existem algumas técnicas de otimização que você pode fazer no site. Mas, é sempre bom utilizar o GTmetrix antes para entender o que exatamente requer melhoria.

De modo geral, você pode:

1 – Otimizar suas imagens;

2 – Comprimir arquivos;

3 – Reutilizar códigos sempre que possível;

4 – Evitar redirecionamento de páginas;

5 – Utilizar CSS para criar botões e efeitos decorativos;

6 – Minificar HTML, CSS e Javascript.

Core Web Vitals

É fácil perceber o movimento das equipes de marketing digital que trabalham para melhorar a experiência do usuário em um website. Um exemplo disso é o Core Web Vitals, o conjunto de métricas – criado pelo Google – para mensurar (de maneira simplificada) e aperfeiçoar essas interações dentro dos sites.

 Elas fornecem, ordenadamente, dados considerados essenciais para visualização da qualidade dessas experiências, e podem ser aplicados em todas as páginas dos websites.

 As 3 Core Web Vitals são: Largest Contentful Paint (LCP), First Input Delay (FID) e Cumulative Layout Shift (CLS), que avaliam velocidade, interatividade e estabilidade visual, nessa ordem.

Essas métricas são recomendações segmentadas para páginas na versão mobile ou desktop.

 LCP (carregamento)

 A métrica Largest Contentful Paint (LCP) mede a velocidade de carregamento e relata o tempo de renderização da maior imagem ou bloco de texto na janela de visualização. Ou seja, quanto mais rápido for o tempo de carregamento da página, melhor será a percepção do usuário quanto a utilidade do seu site.

E como já dissemos, a página deve levar até 3 segundos para acessar o conteúdo, após o início do seu carregamento – pontuação aceitável pelo LCP.

Esse grupo considera, de maneira simplificada, elementos como: imagens, vídeos, imagem dentro de tags, imagem de fundo carregada com URL, blocos de elementos encapsulados ou blocos com conteúdo.

GTmetrix

FID (interatividade)

O First Input Delay (FID) mede o tempo da primeira interação do usuário com a sua página (desde o momento em que ele clica no link até quando o navegador responde a essa interação).

Essa métrica é utilizada pelo Google para medir a capacidade de resposta da página durante o carregamento. Por isso, o FID da sua página deve ser baixo para garantir que ela seja útil (recomendável, pelo menos, 100 milissegundos).

GTmetrix

O FID se concentra nas simples ações do usuário, como cliques ou toques. Já ações contínuas – como zoom e rolagem – têm restrições de desempenho diferentes e, portanto, não se enquadram na medição do FID, devendo ser analisadas separadamente.

CLS (estabilidade visual)

O Cumulative Layout Shift (CLS) serve para mensurar a estabilidade visual da sua página, além de quantificar o número de vezes que vivenciam eventuais alterações de layout.

Assim como o FID, um CLS baixo garante que sua página seja agradável (é recomendável que os sites tenham uma pontuação inferior a 0,1).

GTmetrix

Quando os elementos de uma página mudam sua posição inicial para um próximo quadro renderizado, isso caracteriza uma mudança de layout.

Então, o CLS mede a soma das pontuações de mudança de layout individual da página para cada eventual mudança de layout, registrada durante toda sua vida útil.

GTmetrix

Outras situações, como adição ou mudança de tamanho de um elemento, não são consideradas instáveis, desde que a posição inicial de outros elementos não mude.

Mas é importante ressaltar que essas mudanças de layout só são consideradas ruins quando não são esperadas pelos usuários.

Situações em que o usuário clica em um link ou botão – interagindo com uma página – são positivas desde que a mudança de layout seja evidente para ele e que isso ocorra em um curto espaço de tempo.

Como medir o Core Web Vitals

O GTmetrix compara os resultados conforme os parâmetros dos dados fornecidos nos relatórios do Google PageSpeed Insights, que permitem uma rápida avaliação de desempenho do site, dispensando o uso de outras ferramentas externas. 

Conclusão

Depois de tudo que dissemos, acreditamos que você saiba que problemas de performance comprometem a experiência do usuário, gerando consequências negativas para seu site e, consequentemente, para o seu negócio.

O GTmetrix é uma ótima ferramenta para coletar todo tipo de informações sobre performance de sites. Aproveite essa funcionalidade para observar e identificar eventuais problemas e as possíveis soluções.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido as suas dúvidas. Leia também: Vale a pena investir na automação de Marketing Digital?

Continue navegando e leia outros conteúdos sobre Marketing Digital e Marketing por Dados em nosso blog.

Um abraço e até a próxima!

Sobre o autor