Em um artigo, o site Olhar Digital, citou uma pesquisa da empresa americana Capgemini — organização voltada para consultoria, tecnologia e outsourcing — sobre o uso do Big Data Analytics pelas empresas.
Foi revelado que muitas instituições acreditam na eficiência desse sistema, mas poucas sabem utilizar todo o seu potencial para melhorar as demandas de seu negócio.
E você? Conhece o Big Data Analytics? Sabe qual é a sua importância para a sua organização? Neste artigo, apresentaremos essa poderosa tecnologia. Vamos lá!
O que é Big Data Analytics?
Todos os usuários da internet deixam uma quantidade incrível de informações quando navegam pela rede. Esses dados podem ser comparados a rastros deixados em uma estrada, que, se seguidos de perto, podem levar a algum lugar.
Podemos dizer que o sistema Big Data Analytics analisa as “pisadas” deixadas no mundo virtual, e vai coletando, armazenando e interpretando informações por meio de um software de alto desempenho.
Qual é a sua importância para a empresa?
Mas o que uma organização faz com todos os dados coletados? Do mesmo modo como um garimpeiro separa as partículas de ouro de outras impurezas e após isso transforma esse minério em um item de valor. A empresa aproveita as informações recolhidas para direcionar as estratégias do negócio.
Por exemplo, a empresa Walmart — gigante do ramo varejista — usa o Big Data Analytics para interagir com o seu público e, assim, aproximar-se dele.
Por meio de uma ferramenta de monitoramento, a instituição varre as redes sociais coletando dados. E foi assim que conseguiu promover um de seus produtos para um cliente que expressou no Twitter o seu interesse por um determinado filme que estava em cartaz nos cinemas.
Quais são as vantagens desse sistema?
Analisar o público-alvo
Uma das grandes vantagens do Big Data Analytics é pode segmentar o público-alvo da empresa por região. Digamos que uma instituição já atue com sucesso em uma cidade do interior de São Paulo e queira expandir o negócio para outro estado.
Antes de dar esse salto, a instituição precisa saber se o seu produto ou serviço será bem aceito na nova região. Para descobrir isso, basta utilizar o Big Data para monitorar e revelar os hábitos dos consumidores do local.
Além disso, o sistema pode apresentar tendências e áreas comerciais ainda inexploradas. Com essas informações em mãos, a organização vai conseguir ter sucesso nesse novo empreendimento.
Sondar a concorrência
Como sua empresa pode se diferenciar da concorrência apresentando algo exclusivo para os consumidores? Com a ajuda da incrível ferramenta Big Data Analytics, essa meta pode ser alcançada.
Por exemplo: talvez uma companhia tenha lançado um produto que agradou muito o seu público-alvo, mas comentários nas redes sociais mostraram alguns aspectos do item que deixaram alguns clientes insatisfeitos.
A sua instituição pode aproveitar essa fatia de pessoas e apresentar um produto que atenda às suas exigências. Esse atendimento personalizado vai encantar esse público.
Diminuir a saída de clientes
Hoje em dia, é muito fácil os clientes escaparem por “entre os dedos” das organizações com muita facilidade. Por isso, é preciso prever o que pode levar a essa situação.
Algumas empresas têm sido bem sucedidas ao estruturar um modelo de prevenção de churn, ou seja, saída de clientes, baseado no Big Data. Por exemplo: uma companhia lança uma nova campanha de marketing digital. No decorrer desse projeto, o sistema vai rastreando as opiniões dos consumidores sobre o produto lançado, os cliques nas páginas, o volume de compartilhamentos, a média de vendas e o aumento do número de clientes. Com essas informações, a empresa pode interromper a campanha ou melhorar alguns aspectos dela.
O mundo digital já ofereceu muitas ferramentas para o universo corporativo, mas o Big Data Analytics é sem dúvida uma das mais importantes e eficazes. Sendo assim, leve para sua empresa esse incrível sistema.
E aí, gostou de nosso artigo? Aprendeu como o Big Data Analytics pode aumentar o desempenho do seu negócio? Assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis semanalmente!
Esse foi um guestpost produzido pela equipe da Eleflow.