Conheça as 5 principais pesquisas de mercado sobre análise de dados

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Pesquisas de mercado funcionam como um mapa para empreendedores. Sem ele, a caminhada fica pior do que estar perdido em uma floresta. Geograficamente, ainda é possível se guiar observando o sol, a direção dos rios e outros sinais. Mas em gestão não funciona da mesma maneira, influenciando, inclusive, o seu ROI.

O mercado é o ambiente em que os negócios acontecem. Se você o conhece, pode agir com mais segurança e assertividade. Ainda assim, muitos empreendedores não acreditam em pesquisas. É comum, por exemplo, citar erros nas especulações eleitorais como justificativa.

Acontece que esses levantamentos trabalham com a intenção de voto (algo que ainda não aconteceu e pode mudar), além de estarem sujeitos a interesses de candidatos e partidos. Já as pesquisas de mercado trabalham com a observação e investigação de fatos. Por isso, você precisa entender como funcionam as principais delas, que são:

1. Pesquisas de mercado de instituições

Algumas entidades como o Sebrae e as federações de indústria fazem pesquisas periódicas sobre o mercado. Algumas delas são voltadas para segmentos específicos e buscam entender, por exemplo, os hábitos do consumidor, tendências de mercado e desempenho da economia.

Tais levantamentos são muito importantes porque são inviáveis para a maioria das empresas. Como são abrangentes, sai caro efetuá-los de forma independente. Com base neles, é possível saber detalhes como o tamanho do mercado, perspectivas de crescimento, tendências de consumo e sobre oportunidades que pode aproveitar.

2. State of Inbound

Essa é uma pesquisa realizada pela HubSpot, uma referência em inbound, que é o modelo mais adotado pela maioria das startups que trabalham com equipes de venda interna. O estudo levanta informações globais sobre:

3. Content Trends

Como essa é uma pesquisa desenvolvida pela Rock Content, um ícone nacional da produção de publicações, os dados são relativos ao mercado nacional. Considerando que o marketing de conteúdo é uma das principais tendências atuais, o levantamento traz informações relevantes para quem quer atrair público utilizando essa estratégia. Basicamente, você vai conhecer:

  • resultados alcançados no Brasil e nível de adoção do marketing de conteúdo;
  • melhores práticas adotadas;
  • previsões de investimento na estratégia;
  • informações sobre como as empresas estruturam a área comercial.

4. State of Marketing

Salesforce, que realiza a pesquisa, é fornecedora de um dos mais conhecidos sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Por isso, quando se trata de vendas, produz um material muito rico e confiável.

Apesar de ser um levantamento global, também é possível consultar dados específicos sobre o Brasil. Dentre eles:

  • investimentos em tecnologia de marketing;
  • melhores e mais adotadas práticas de e-mail marketing;
  • impacto do uso de ferramentas de vendas e marketing;
  • panorama de ações mobile.

A empresa também realiza a State of Sales, pesquisa mais voltada para as vendas, incluindo tendências e previsões para o futuro.

5. Inside Sales Benchmark Brasil

Meetime traz dados importantes sobre o modelo de vendas remotas no Brasil. Dentre eles:

  • tendências de estruturação e treinamento;
  • ciclo de vendas médio;
  • elaboração e alcance de metas;
  • salários e políticas de comissionamento;
  • uso e impacto da adoção tecnológica.

Essas são as pesquisas de mercado que consideramos mais importantes. Mas você ainda pode encontrar dados sobre: tecnologia; adoção e tendências das redes sociais; resultados de e-mail marketing; e outros segmentos de negócio. Em conjunto com informações levantadas sobre seu público e o índice de satisfação de seus clientes, você vai conseguir um direcionamento muito melhor de suas ações.

Agora, deixe um comentário nesta postagem. Pode ser uma dúvida, o relato de uma experiência com pesquisas, ou uma opinião. O importante é trocar informações sobre o tema.

Sobre o autor