Vale a pena investir na automação de Marketing Digital?

A automação de marketing digital é um grande trunfo para as empresas conseguirem mais vendas com menos esforços e custos, e aquelas que têm uma base com um número grande de leads a estão usando com bastante sucesso.

Mas saiba que a automação de marketing vai muito além de “automatizar” algumas ações. Basicamente, quando o fluxo de automação do marketing está pronto, conseguimos resultados melhores com menos esforço da equipe e mais rapidamente, poupando o tempo aplicado à operação e podendo dedicá-lo à estratégia. Por exemplo, ela permite segmentar de maneira mais ágil a base de leads e enviar e-mails específicos para quem começa a seguir o blog.

As ferramentas de automação do marketing funcionam de diversas maneiras, e é possível orientá-las a fazer a segmentação automática da base, programá-las para enviar e-mails com conteúdo já pensado para cada tipo de segmentação, otimizando o trabalho da equipe envolvida, etc. Confira agora os principais benefícios de adotar a automação de marketing digital na sua empresa:

Diminuição do custo das ações de marketing

Para muitas equipes de marketing, as restrições orçamentárias são um desafio muito grande. Essa realidade acaba prejudicando muitas campanhas, o que impacta nos resultados obtidos. E a automação do marketing ajuda justamente as equipes que passam por esse problema, pois, com ela é possível fazer mais com menos.

Um profissional que aja sozinho, por exemplo, pode executar muitas ações uma campanha de marketing usando essa ferramenta, e ainda consegue acompanhar as campanhas e resultados — e fazer os devidos ajustes, se necessários.

Melhora a qualidade da base de leads

A sua base de leads precisa ser trabalhada e qualificada para que seja convertida em vendas. Isso pode ser feito de várias maneiras, como com campanhas de e-mail marketing, por exemplo. Cada segmentação precisa de campanhas específicas, visando conduzir esses leads à próxima etapa, e isso se torna muito custoso para quem não tem uma equipe grande. Por fim, os leads acabam não recebendo as campanhas que necessitam e você desperdiçando bons contatos.

A ferramenta de automação permite que os leads sejam sempre alimentados com os conteúdos certos, de acordo com o seu estágio no funil. Ela permite direcionar melhor os conteúdos e em menos tempo, qualificando essa base com muito mais eficiência — e uma base qualificada significa vendas muito mais concretas.

Melhora as estratégias e campanhas digitais

Com uma ferramenta de automação, é possível analisar e definir as campanhas que têm dado melhores resultados. Depois de identificar uma ação que funciona bem para um segmento do cliente ou para um nicho específico, é possível usá-la como modelo para melhorar as outras. Essa é uma tarefa que envolve a uma análise profunda dos dados das campanhas. Não se trata de apenas obter números, mas sim de dar sentido e ações efetivas para eles.

E mais importante do que isso é o fato de que as ferramentas de automação de marketing possibilitam acompanhar o comportamento de cada usuário na sua interação com a marca. Com isso, é possível ter um controle completo do histórico e das necessidades de cada pessoa, o que não apenas ajuda a direcionar melhor as campanhas, mas também auxilia a equipe de vendas na hora de fechar o negócio.

Aumentar o Lifetime Value de seus clientes

A automação de marketing permite segmentar os clientes certos com as mensagens certas, no momento certo. Desde a nutrição do topo do funil até o pós-venda, ajudando-o a gerar novas vendas e mais receita para a empresa.

Falamos isso porque a automação de marketing não apenas é usada na aquisição de novos clientes, mas também na retenção. É uma estratégia que ajuda a manter o bom relacionamento com eles e identificar novas oportunidades. Isso aumenta o chamado Lifetime Value, isto é, o tempo de vida em que o cliente gera valor para a sua empresa.

Esses são principais benefícios da automação de marketing digital para as empresas. São ferramentas perfeitas para auxiliar equipes muito atarefadas a criarem campanhas arrasadoras, que trarão muita vantagem competitiva para o negócio.

Gostou da dica? Então mantenha-se atualizado seguindo nossa fan page!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *