SEO para vídeos: descubra como os motores de busca do google lêem esse formato de conteúdo

O SEO (Search Engine Optimization) é a união das melhores técnicas de otimização para páginas na web. Essas otimizações têm o objetivo de melhorar a posição de páginas dentro do ranking orgânico dos buscadores, gerando maior tráfego e autoridade para aquele link. Mas e SEO para vídeos, você já ouviu falar?

Criar relevância dentro das pesquisas no Google é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital. Usar SEO para vídeos pode (e deve) ser mais um fator a se considerar na hora de tentar conquistar os primeiros lugares nas buscas orgânicas.

Com a produção de conteúdo em alta, o fato de uma marca ficar bem posicionada nas pesquisas tem muita importância para sua sustentação como referência no mercado. Um link de uma empresa na primeira página do Google resulta em uma grande visibilidade e consequentemente uma maior taxa de clique.

Tudo isso é fundamental para a geração de novos leads, clientes e conversão de vendas.

E como todo formato de conteúdo, o vídeo também é avaliado de acordo com sua relevância para os motores de busca.

Porém isso ainda é pouco explorado pelas empresas. Então esse é o momento de você entender como o SEO para vídeos funciona.

Após a leitura você vai estar preparado para investir nessa estratégia e sair na frente de seus concorrentes.

Por que otimizar seus vídeos para SEO?

O vídeo já é um dos formatos mais promissores do mercado. Para se ter uma ideia, 52% dos profissionais de marketing o consideram o tipo de conteúdo que apresenta o melhor ROI.

E não é para menos, afinal, o vídeo marketing também se tornou o formato preferido de conteúdo de mais de 50% dos consumidores que pesquisam na internet.

Sem dúvida essas já são informações que convencem e muito sobre a importante do SEO para vídeos.Mas existem outros benefícios que valem a pena ser mencionados:

  • Engajamento: um conteúdo em vídeo destacado nas pesquisas, além de ser mais atrativo que links em outros formatos, gera um maior alcance e engajamento mais efetivo.
  • Viralização: algumas vezes é possível que o número de cliques de seu vídeo cresça bastante, mesmo com um número pequeno de pesquisas relacionadas. Isso é o poder da viralização, o sonho de qualquer profissional de marketing, principalmente com a facilidade de compartilhamento dentro das redes sociais.
  • Conversão: a possibilidade do consumidor lembrar de uma marca que apareceu nos primeiros links é grande. Com um vídeo, é possível otimizar as conversões de um site de forma mais efetiva. Pesquisa indica que 40% dos consumidores ficam mais inclinados a realizar uma compra após assistir um vídeo.

Vamos analisar de perto como funciona a prática dessa estratégia.

SEO para vídeos dentro e fora do YouTube

As regras de otimização de vídeos dentro do seu site não são idênticas àquelas que você deve respeitar dentro do YouTube – maior plataforma de conteúdo em vídeos do mundo. Por isso, vamos segmentá-las.

YouTube

Os primeiros resultados de busca no YouTube não apareceram ali por acaso. Em um dos lugares mais disputados do meio digital, eles com certeza têm todos os pontos necessários para atingir esse destaque.

1. Invista em um canal

Para uma marca se tornou fundamental produzir vídeos com frequência e participar mais da vida do cliente, levando assuntos cada vez mais interessantes para a necessidade dele.

Isso requer um processo de concepção de um canal no Youtube, que merece bastante atenção. É preciso ter em mente que tudo é relevante para uma pesquisa dentro da plataforma, desde a descrição do canal, seu layout e até os links externos da empresa.

2. Palavra-chave

Aqui, como na pesquisa orgânica dentro dos buscadores, também vale focar na distribuição de palavras-chave que tornam seu vídeo relevante.

Além do título, é possível trabalhar com as keywords na descrição dos vídeos, as chamadas tags. Elas irão ajudar as palavras-chave na associação das palavras buscadas com o vídeo, permitindo o usuário a se orientar e ao Youtube te dar maior destaque.

3. Thumbnail

Junto à palavra-chave a thumbnail dá um “rosto” ao vídeo.

É uma imagem que serve como uma espécie de capa, sendo fundamental para aumentar a taxa de clique e, dependendo de como foi produzida, pode fazer com que o público permaneça no vídeo até o final.

  • Se você quiser fazer uma thumbnail incrível, a gente te ensina nesse link.

Para o YouTube, ainda existem mais alguns pontos interessantes que podem ser considerados relevantes, esses você pode conferir aqui, além de receber outras dicas sobre a utilização da plataforma como divulgação de conteúdo.

Vídeos em seu site

Fora de uma plataforma de vídeos especializada, você deve pensar que seu conteúdo irá disputar posição com todo tipo de formato. Mas não deixe isso te desanimar, pois empresas que utilizam os vídeos em seus sites têm cerca de 41% a mais de tráfego do que quem não utiliza o formato.

Veja as principais otimizações:

1. URL amigável

Uma das maiores vantagens de ter o próprio site é a possibilidade de criar links que especificam bem o que sua página contém.

O ideal é que isso seja feito não só na página onde estiverem armazenados os vídeos, mas também em cada link separadamente. Isso dá uma autonomia para cada um, podendo atingir um campo mais amplo de pesquisas.

Lembrando que são links e não descrições: seja auto explicativo e compacto.

2. SEO On Page

São técnicas relativamente simples e que permitem bons resultados junto aos vídeos. Elas facilitam que os buscadores (e os usuários) de encontrem sua página.

Títulos são fundamentais para o SEO On Page, assim como a presença de uma descrição utilizando palavras-chave.

Sempre pense na organização da página como um todo, com uma boa estrutura de títulos e subtítulos, utilizando as tags em h1 e h2 para setorizar sua página.

Tome cuidado também com o exagero na quantidade de texto e imagem presente, pensando sempre na usabilidade da página. Isso pode contar na hora dos buscadores definirem a relevância do seu link.

Conclusão

Entender o processo de ranqueamento das plataformas e suas ferramentas de avaliação, é fundamental para atingir posições privilegiadas nas pesquisas dos usuários.

O SEO já é extremamente comum na otimização de páginas e conteúdo, mas está atingindo novos níveis com a chegada do SEO para vídeos.

Por ser uma técnica pouco conhecida, é uma grande oportunidade para você sair na frente de boa parte do mercado e começar a investir na otimização de seus vídeos, visando um destaque nas pesquisas dentro e fora do YouTube.

Mão na massa e coloque seu nome em destaque utilizando a produção audiovisual junto com as estratégias SEO.

Esse conteúdo foi produzido pelo time de marketing da VidMonsters. Quer saber mais sobre estratégias de Vídeo Marketing? Clique aqui e acesse o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *