Por que o conteúdo gerado pelo usuário é importante para o SEO?

A produção de conteúdo é um fator extremamente importante nas estratégias de marketing digital. Porém, o conteúdo sozinho não é tudo. Não adianta apenas pesquisar, planejar e produzir conteúdo próprio baseado em suas estratégias. O ideal é unir tudo isso ao conteúdo gerado pelo usuário, conhecido também como CGU.

CGU é tudo aquilo que é produzido pelo usuário, como resenhas, comentários, fotos, participações em fóruns, entre outras formas de feedback de seu cliente. Citando como exemplo este blog, uma forma de CGU são os comentários dos leitores.

Muita gente não dá valor a esse tipo de interação, mas o que muitos não sabem é que o conteúdo gerado pelo usuário pode contribuir o ranqueamento do seu site ou conteúdo nos buscadores.

Por ser um forte aliado nas estratégias de marketing, listei alguns motivos pelos quais você deve considerar o CGU como um dos melhores auxiliares de SEO do seu site, além de um potencializador de vendas.

É orgânico e confiável!

Cerca de 80% dos consumidores virtuais pesquisam produtos na internet antes de comprá-los. Isso quer dizer que os compradores estão buscando saber tudo sobre os produtos/marca que desejam adquirir. Nesse processo, os conteúdos gerados pelos usuários em seu site garantem credibilidade, visibilidade e relevância para esses 80%.

Quando alguém comenta, questiona ou elogia algo relacionado ao seu negócio, esse conteúdo do usuário permanece em sua página e desperta a atenção de outros prospects. Seu site ganha visibilidade com um conteúdo totalmente gratuito e mais confiável, já que não é você quem está falando do produto.

Vou ser mais claro: me interessei por um tênis de da marca AB. Quando pesquiso sobre o tênis, um dos resultados é o site da marca, no qual fala sobre os benefícios e a qualidade superior do calçado em relação aos demais. Só que não funciona tão simples assim para mim. Não é porque está no site da empresa que o tênis é o melhor que irei comprá-lo. Eu me interesso também pelas avaliações dos outros compradores.

Lembre-se que por mais que você invista em várias campanhas de marketing para alavancar seu negócio/produto, nada é tão convincente que o comentário de alguém que já teve contato com seu produto.

Personas cada vez mais reais

Você não vai parar de ler sobre personas aqui. Já explicamos sobre ela em um post, mas é preciso reiterar sempre sobre esse assunto. As personas são baseadas em clientes reais, certo? Com o CGU, você conhecerá melhor seus clientes e suas necessidades extraindo as informações dos feedbacks deles.

Desse modo, você poderá lapidar melhor suas personas, alcançando, assim, resultados mais acertados de conversão.  

Feedback para avançar

Além dos benefícios citados, acima, sobre o conteúdo gerado pelo usuário, existe outro bastante importante: o feedback.  

Seja negativo ou positivo, um feedback do produto vai auxiliar você e/ou seus fornecedores a perceberem as melhorias e dificuldades que seus clientes têm com aquele produto. Por isso, o feedback permite o avanço constante de sua busca pela excelência e preocupação com o consumidor.

Conteúdo gratuito pra você!

Se você confia em seu produto, não vai ter receio de deixar uma ferramenta para que os usuários possam compartilhar suas experiências, certo? E esse é o único investimento que irá fazer: adquirir uma ferramenta que permite os comentários gerados pelos usuários.

Conexão entre marca e usuário

Pense: sua empresa fez um fórum de debate sobre o novo produto, a TV X. Centenas de usuários participam, promoveram discussões riquíssimas e deram dicas de como aproveitar as multifunções da TV X.

A sua empresa acabou de criar uma nova forma de conexão entre ela e seus clientes, além de permitir que pessoas que possuem o mesmo interesse no conteúdo, a TV X, tenham um lugar para se encontrar e falar sobre o produto.

Fonte para mais conteúdos

Por mais que possamos ter reforço na produção de conteúdo, existe uma hora em que nosso leque de assuntos fica limitado. Isso se deve a vários fatores: desgaste de temas, bloqueios criativos etc. Com o conteúdo do usuário é possível se atentar a diversas questões que você não havia pensado antes.

É possível se inspirar em comentários e feedback e aplicá-los em pautas novas para sua estratégia de marketing de conteúdo.  

E aí, viu como é importante se atentar ao conteúdo gerado pelo usuário? Pense em como você colocará em prática em sua empresa e perceba o resultado acontecer.

Gostou do artigo? Deixe sua opinião abaixo e compartilhe o texto em suas redes sociais. Até o próximo artigo! 😉

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *