Por que criar uma versão mobile do meu blog?

Não é de hoje que se ouve falar sobre a importância da era mobile. Muitas pessoas estão conectadas aos seus smartphones e tablets em busca de informações a todo minuto e o mais rápido possível. Logo, contar com uma versão mobile do seu blog ou site se tornou quase obrigatório para qualquer empresa.

Muitos sites estão se adaptando, criando versões nas quais o próprio usuário pode escolher como visualizar o conteúdo e os gadgets. Além disso, existem certos smartphones que possuem configurações diferentes e, dependendo do site, criam a sua própria versão mobile para melhorar a experiência do usuário e facilitar a sua navegação.

Já deu para perceber o quanto os usuários estão cada vez mais valorizados, não é mesmo? No post de hoje, entenda um pouco mais sobre a importância dessa tendência:

Razões para investir na versão mobile

Como você viu, a versão mobile do seu site é aquela criada para execução da página em smartphones ou telas diferentes daquelas disponíveis no notebook ou PC – as chamadas “padronizadas” ou “tradicionais”.

Nesse sentido, quando se tem um site e navega pelo computador, a experiência é completamente outra: há uma tela maior, a possibilidade de usar o mouse e a distribuição dos gadgets pode ser feita de forma mais organizada, mais ampla.

Já em um dispositivo móvel, como os smartphones, é necessário enriquecer a experiência do usuário - afinal, ele terá apenas o dedo para navegar pelo seu blog. Facilitar todos os processos, diminuir gadgets, abas, janelas pop-ups, adequar o tamanho e a fonte da letra e até a cor do plano de fundo são fatores que podem influenciar tanto de maneira positiva quanto negativa na experiência dele. Portanto, é necessário um desenvolvimento de estratégias específicas para a versão mobile de um site.

Saiba que o processo da navegação e o carregamento das páginas devem ser agilizados, pois o usuário quer rapidez. Caso contrário, ele migrará para a concorrência ou voltará para o Google em busca de outra solução.

Páginas responsivas e a adaptação do conteúdo

As páginas responsivas são as adaptações necessárias para a sua versão mobile trazer uma experiência de usuário facilitada. Geralmente, quando você altera as suas dimensões para dispositivos mobile, o seu design e layout também devem se ajustar. Isso já é considerado responsivo, uma vez que indica que há uma organização dos elementos e a preocupação com o usuário, quando acessar o seu blog em qualquer dispositivo.

Um exemplo clássico é se o usuário girar o aparelho para a posição horizontal, como paisagem. Mesmo que você já tenha feito as modificações para a versão mobile, esse tipo de ação também denotará uma atitude responsiva, porque mudará o modo como navegará no site.

Uma dica que muitas empresas também acabam agregando é a criação de aplicativos móveis já específicos para os smartphones — ou seja, o aplicativo é produzido para se adequar ao usuário. O problema nessa premissa é que há sistemas operacionais diferentes, o que demandará energia – e dinheiro – para criar cada versão. Ainda assim, esta não deixa de ser uma alternativa moderna.

Aliás, você sabia que esse tipo de otimização também garante maior tráfego ao seu blog? É possível aumentar suas taxas de conversão a partir do momento que, além de trazer conteúdo de qualidade, você conta com uma página da web responsiva e adaptável às necessidades e ao acesso do usuário!

E aí, entendeu por que você deve criar uma versão mobile do seu site agora mesmo? Quer receber mais conteúdo para melhorar suas conversões? Então assine nossa newsletter e receba todas as novidades que postamos diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *