Otimização de Sites: como o SEO promove a vantagem competitiva das empresas

Aparecer bem posicionado nos mecanismos de busca é o objetivo final de todo planejamento de SEO. Mas não é só isso. A otimização de sites também atua favoravelmente nos resultados do ROI.

Segundo pesquisa divulgada pela Econsultancy/Adestra, o SEO continua liderando a preferência dos profissionais nesse quesito, sendo considerado excelente por 32% deles. A segunda colocação ficou com o e-mail marketing, representando 22% da preferência, e na terceira posição está o link patrocinado, com 19%.

Mostraremos a seguir como o SEO, quando feito de forma consistente, provoca uma reação em cadeia, agindo positivamente no ROI da sua empresa. Confira!

Criação de site amigável

O termo “amigável” significa que o objetivo da otimização de sites é tornar a experiência do usuário agradável por todo o tempo em que ele permanecer por lá. E é isso o que os mecanismos de busca também levam em consideração para classificar o seu site nos resultados de busca.

Em outras palavras, faça o usuário encontrar a resposta daquilo que ele procura, ter uma boa experiência com a informação correta. Não adianta ter um conteúdo muito bom, mas perdido dentre centenas de páginas do site.

Destaque os principais serviços na página inicial, relacione os posts novos com mais antigos, use os “produtos relacionados” mostrando que sua empresa tem um mix de produtos.

Se o usuário acha a informação de forma fácil, o Google também vai encontrar.

Aumento nas taxas de conversão

Dentre diversas ações na otimização de sites, uma delas é trabalhar na performance, que faz com que ele seja rápido, leve, fácil de usar e totalmente adaptado aos dispositivos móveis. Isso contribui consideravelmente para as taxas de conversão porque, ao terem uma experiência agradável, desfrutando de todas as funcionalidades do site, os seus visitantes tendem a se tornar clientes, assinantes ou visitantes leais em busca do seu conteúdo.

Quando o usuário tem uma boa experiência durante a navegação, a tendência é aumentar a taxa de conversão do site.

Crescimento no tráfego orgânico

Um site otimizado aparece melhor posicionado nos resultados de busca e, consequentemente, maximiza as chances de os visitantes entrarem nele. Tal fato é apontado em pesquisa que mostra o CTR (taxa de cliques) de 18,2% na primeira posição dos resultados, 10,05% na segunda e, a partir daí, cada resultado abaixo da quinta posição obtém número inferior a 4% e continua diminuindo. Quanto melhor posicionado, maior a chance do clique naquele resultado e receber mais visitas.

No Google Search Console, tiramos a prova. Quando aparecemos nas primeiras posições, temos maior CTR e cliques. E quando estamos posições abaixo (3ª palavra-chave), aparecemos muitas vezes, mas temos menos cliques.

Melhora do conceito sobre a empresa

Uma das vantagens implícitas de aparecer bem posicionado nos mecanismos de busca é a associação imediata de a empresa ser bem conceituada. As pessoas são mais propensas a confiarem em uma empresa, produto ou serviço que esteja entre as primeiras posições no resultado de busca.

Portanto, as pequenas e médias empresas precisam investir em SEO e alcançar melhores posições em relação aos termos relacionados ao seu negócio. Esse passo é fundamental para a construção e consolidação da marca.

Não apenas para produto ou serviço, mas o SEO também trabalha a otimização da marca. Quando um possível cliente pesquisa pelo nome da marca e empresa aparece bem posicionada, também é uma forma de mostrar relevância da sua marca.

Conquista de clientes enquanto dorme

Essa é a magia da internet e do SEO bem feito, pois a empresa recebe tráfego orgânico durante 24 horas, sete dias por semana e, portanto, investir tempo e dinheiro em SEO para colocar o seu site nas primeiras posições de busca é conquistar novos clientes mesmo enquanto a sua empresa está fechada!

Como falamos no início do artigo, quando entregamos a informação completa e de forma fácil para o usuário, aumentamos a chance dele converter naquela hora mesmo. Se alguém acessa o site na madrugada, ele pode solicitar seu serviço sem precisar de ligar ou conversar com algum atendente. Com as informações claras aumentamos o poder de decisão naquele momento.

Otimização de sites x mídias sociais

Um site otimizado e bem posicionado também ganha em exposição nas redes sociais. Elas são complementares porque um bom conteúdo é compartilhado naturalmente, trazendo mais visibilidade.

“Trago seu SEO de volta em duas semanas” – ops!

Isso não é amarração! Não existe fórmula mágica que ofereça o primeiro lugar dessa forma. O SEO bem feito e de qualidade leva tempo e, principalmente, dinheiro. Porque é um trabalho constante, senão diário. As falsas promessas, como “conheço alguém no Google” ou “por R$ 40,00 mensais garanto o primeiro lugar”, não passam de ilusão e fazem parte da política de “como NÃO vender SEO”.

Não existe fórmula secreta ou padrão para otimizar sites e, por isso, ninguém pode garantir determinado posicionamento nos mecanismos de busca. Além disso, os algoritmos mudam quase que diariamente, sempre variando o posicionamento dos sites.

Em suma, a otimização de sites é essencial não apenas para as empresas que competem online, mas é um investimento necessário para todas as empresas que pretendem se manter vivas no mercado atual. Tudo está nos mecanismos de busca, e a empresa que não aparece, deixa de existir aos olhos de milhares de pessoas e perde incontáveis oportunidades.

Gostou? Então compartilhe este artigo e dissemine conhecimento. 

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *