O que fazer para o seu site aparecer no Google

Desde que comecei a trabalhar com SEO, em 2013, tenho sido questionada com perguntas que se tornaram clichês na minha rotina desde então. Entre os principais questionamentos que escuto por aí, estão: Vale a pena investir em SEO? Como faz para meu site aparecer no Google? Em quanto tempo vou estar em primeiro lugar nos resultados de busca?

A resposta para essas perguntas normalmente é: depende! Mas, hoje vamos discutir juntos uma delas em especial Como fazer para meu site aparecer no Google?”.

Essas dúvidas estão ficando cada vez mais frequentes e isso é maravilhoso por um motivo principal: as pessoas estão começando a enxergar o valor no online e prova disso estão nos dados. Em 2015, o Google divulgou que as buscas via smartfones superaram as buscas feitas em desktop. Segundo uma pesquisa do IPG Mediabrands Magna, a compra de mídia digital deve superar a de TV pela primeira vez em 2017. Ainda não ficou convencido? Em 2015, segundo a GlobalWebIndex, o Brasil é o terceiro país que passa mais tempo online por meio dos dispositivos móveis. E é isso que está resultando no investimento das empresas por ações que fortaleçam a presença online.

Fatores de Posicionamento

É verdade que o SEO pode promover vantagem competitiva ao seu negócio, mas para um site aparecer no Google ou até mesmo bem posicionado nele, depende de diversos fatores como relevância, acessibilidade, nível de otimização, concorrência e até mesmo do seu serviço/produto e público-alvo. Por exemplo, de nada vai adiantar você investir na criação de um site se o seu público não está na internet, certo?

Antes de criar um site é imprescindível que você faça um planejamento rigoroso, afinal o seu site será um dos caminhos para conseguir obter sucesso ou não no meio online. Caso você tenha dúvidas sobre o planejamento de um site, eu recomendo a leitura de um post do Pedro Dias sobre criação de sites.

O que fazer para o Google indexar o seu site?

Com tantos fatores fica fácil ficar perdido, não é mesmo? Então, vamos simplificar imaginando a seguinte situação: suponha que você acabou de publicar o seu site e agora precisamos pedir ao Google para indexá-lo. Se o seu site já estiver sido publicado, você pode conferir se ele está indexado ou não acessando o google.com.br e digitando na caixa de busca: “site:seusite.com.br” sem as aspas e sem o www.

Testando

Peguei como exemplo o site da Buscar ID para verificar se ele está indexado no Google.

Observe que o Google me apresentou uma lista de resultados do domínio buscarid.com. O buscador ainda apresenta a quantidade de resultados aproximados, no caso da Buscar 337 resultados provenientes desse domínio.

Realizei um novo teste buscando por rafaelalemos.com.br. Notem que o Google não listou nenhuma página, sendo assim podemos concluir que o domínio ainda não está indexado pelo Google.

Se você acabou de lançar o seu site é bem provável que o resultado do seu teste seja semelhante ao último exemplo. Para solicitar a indexação do seu site no Google é bem simples, basta acompanhar o passo a passo abaixo:

1 – Criar e configurar uma conta no Search Console

O primeiro passo é criar uma conta no Google Search Console. Lembrando que o Search Console é uma ferramenta gratuita, oficial do Google que auxilia os webmasters no gerenciamento de sites. Caso você já tenha pode pular para o segundo tópico.

1) Acesse o site https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR e crie uma conta para você.

2) Após criar sua conta. Acesse o painel e clique em “adicionar propriedade” para que seja possível adicionar o seu site e comprovar que você é o dono desse domínio.

adicionar-propriedade-search-console

3) Na próxima página, você terá que escolher por algum método para comprovar que você é o verdadeiro dono da propriedade/site. O método recomendado é um dos mais simples, então pode optar por ele.

4) No método recomendado, o Google irá fornecer um código de HTML para que você possa enviar a raiz do seu site. Caso você tenha alguma dúvida de como enviar esse arquivo, sugiro que você peça ajuda ao desenvolvedor do site.

5) Após submeter o HTML na raiz do domínio, marque a opção “Não sou um robô” e clique em “Verificar”.

6) Pronto! Podemos começar.

2 – Como criar o arquivo sitemap e enviar ao Google via Google Webmaster Tools

Agora que você já confirmou a sua autoridade sobre o seu site no Search Console, vamos enviar o sitemap do seu site ao Google. O sitemap é um arquivo que deve conter todas as url’s das páginas do seu site. Ele é importante nessa etapa, pois os rastreadores da web, como o Googlebot, utilizam esse arquivo para rastrear o site de forma mais inteligente.

O primeiro passo é criar o sitemap do seu site. O sitemap deve ser parecido com essa estrutura https://www.google.com.br/sitemap.xml

Como Criar o Sitemap para Sites WordPress

1 – Se o seu site for em wordpress você pode instalar o plugin Yoast SEO.

2 – Após instalar e a ativar o plugin, na barra lateral, clique em SEO e em seguida em Sitemap XML.

3 – Na página ative a funcionalidade de Sitemap e clique no link XML Sitemap.

4 – E pronto! Seu sitemap já estará ativo. Agora, você pode pular para o item 4 do próximo tópico.

Como Criar o Arquivo Sitemap

1 – Para sites que não estão em wordpress você pode criar o sitemap manualmente em um documento no formato XML ou você pode utilizar uma ferramenta para gerar o sitemap automaticamente, uma muito utilizada no mercado é https://www.xml-sitemaps.com/

2 – Com o sitemap criado você deve enviá-lo para o seu servidor. O arquivo deve ficar na raiz do domínio.

3 – Após criar e submeter o sitemap é a hora de enviá-lo ao Google.

4 – Acesse sua conta no Search Console. No painel principal selecione o seu site.

5 – Na barra lateral, clique em Rastreamento e depois Sitemaps. Após o carregamento da página, clique no botão Adicionar/Testar Sitemap.

6 – Adicione o endereço de acesso do seu sitemap e clique em testar. Normalmente é https://www.seusite.com/sitemap_index.xml para sites wordpress e https://www.seusite.com/sitemap.xml para sites de outras plataformas .

7 – Se não houver problemas no resultado do teste repita o processo e dessa vez opte pela opção enviar.

8 – Pronto! Você já enviou o seu sitemap ao Google.

3 – Como solicitar a indexação do site ao Google

Para o seu site aparecer no Google, primeiro o Google precisa saber da existência dele. Você já criou sua conta no Webmaster Tools (Google Search Console) e já enviou o sitemap do seu site para facilitar o rastreamento das suas páginas. Agora, chegamos ao season finale!

1 – Acesse sua conta no Search Console. No painel principal selecione o seu site.

2 – Na barra lateral, clique em Rastreamento e depois em Buscar como Google.

3 – Na página carregada, observe que o seu domínio está antes da caixa. Como o nosso objetivo é forçar a indexação de todo o site, você pode deixar a URL em branco.

4 – Clique em Buscar. Se o status aparecer como concluído clique em solicitar indexação.

5 – Se o status aparecer como concluído clique em solicitar indexação.

6 – Escolha o método de envio optando por rastrear a página inicial e todos os seus links diretos. Assim, você irá forçar que o rastreador do Google navegue por todas as suas páginas.

7 – Clique em Avançar e pronto!  

Essa solicitação certamente irá contribuir para que o robô rastreie o seu site, mas é importante lembrar que esses passos não garante que o seu site apareça no Google. Como eu disse no início do artigo, aparecer no Google depende de diversos fatores e esses fatores continuam fazendo toda a diferença.

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui e vamos esclarecer para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *