Exportação de dados do Facebook: 11 informações valiosas no insights

Quem trabalha diariamente com o Facebook sabe a infinidade de informações valiosas que essa rede social nos gera. Muito além de “quantidade de curtidas”, hoje o Facebook já apresenta dados aprofundados que podem gerar insights incríveis.

Porém, como muitos já sabem, esses dados ficam dispersos (e muitas vezes escondidos!) em diversos dashboards e planilhas, fazendo com que todo o processo de extração e análise fique bastante complicado.

A cada dia descubro um novo dado, um novo indicador que posso acompanhar. Recentemente vi na planilha de extração do insights uma amiga valiosa na hora de pensar nas próximas ações e medir meus resultados. Porém, confesso que nunca tinha dedicado tempo para entendê-la a fundo e ver todas as suas possibilidades.

Me dediquei nos últimas dias a avaliar todas as informações e aqui vai o que eu descobri!

Encontrando a planilha para exportar os dados do Facebook

Eu não sei você, mas passei alguns anos sem conhecer o botão mágico de exportar os dados do Facebook. Sim, eu era aquela que fazia os cálculos na mão e passava horas procurando todas as informações.

Como a planilha de exportação dos dados do Facebook é o centro deste artigo, aqui vai o passo a passo de onde ela está:

  1. Estando na home da sua página, clique em informações
  2. Em seguida clique em exportar dados
  3. Selecione o período desejado e quais são os tipos de dados que você quer exportar (da página, do vídeo e do post).
  4. Escolha o tipo de planilha que você quer (dados sobre a página, sobre as publicações e de vídeos)
  5. Clique em exportar!

Tipos de planilhas de exportação de dados

Como cada planilha é extremamente detalhada e repleta de dados, neste artigo vou abordar as informações presentes apenas na planilha sobre a página, uma vez que baseado nela é possível ter uma boa noção sobre o desempenho da página no geral. Algumas dessas informações se repetem nas demais planilhas e podem ter algumas divergências (o que se tratando de Facebook, é algo comum!).

Aqui você encontra as informações divididas por dias (dia 1 de março, 2 de março…). Na planilha de posts você encontra vários dados similares mas contabilizando o desempenho por post (post do dia 1 de março, post do dia 3 de março…).

É importante dizer também que todos os dados que vamos mostrar abaixo estão disponíveis em uma perspectiva por dia, por semana e por 28 dias. Ou seja, você consegue ver o número de seguidores novos, por exemplo, nestes três formatos. Outro aspecto bacana é que a planilha do insights também te mostra os dados divididos entre orgânico e pago.

Agora a planilha está em português, então muitos dados são bastante intuitivos e a descrição de o que aquela informação contempla está bem clara.

Mas chega de contextualizar, vamos ao que eu descobri:

As 11 informações valiosas

Total de curtidas – Alguns falam que essa é uma métrica vazia, mas penso o contrário. é claro que sozinho o número de curtidas não significa nada. Mas se você lançou uma página nova, ou está com uma campanha especial com o objetivo de atrair novas pessoas à página, esse dado deve ser constantemente acompanhado!

Total de descurtidas – Esta é uma métrica importantíssima! Em algumas páginas é normal temos um volume de descurtidas grande. Pense em uma pessoa que está em busca de um imóvel pra comprar, por exemplo. No momento de decisão ela provavelmente vai seguir a página de diversas construtoras em busca do apartamento perfeito. Após a compra, é provável que ela descurta alguma das páginas (por isso você deve fazer um conteúdo interessante e que não fale só de você!). Esse KPI pode ser importante para te mostrar se o seu conteúdo tem agradado ao público e se você possui seguidores fiéis.

Alcance total da página no período Nesta planilha estamos falando do total da página, ou seja, pessoas que viram qualquer conteúdo da página, seja ele um post, um evento ou o institucional mesmo. Esse é um bom dado para fazer comparativos mensais e deve ser constantemente acompanhado (lembrando que quando falamos de alcance nos referimos aos usuários únicos).

Alcance das publicações da página Aqui temos o dado anterior de forma mais detalhada. Podemos ver o alcance das publicações em si. Sugiro acompanhar esse KPI na planilha de extração das publicações, uma vez que nela você verá o alcance por publicação, e não por dia.

Impressões totais – Com esses dados temos o número de impressões da página. É interessante compará-lo ao alcance para vermos se estamos imprimindo várias vezes para a mesma pessoa (o que pode ser bastante inconveniente) ou se estamos atingindo cada vez mais usuários únicos.

Impressões das publicações da página – Do mesmo modo que o alcance, aqui conseguimos detalhar o alcance das publicações. É com base no total de impressões que conseguimos calcular a taxa de engajamento dos conteúdos.

Total de negative feedbacksIsso mesmo. Na planilha sobre a página você encontra o total de ações negativas que os usuários realizaram na sua página (comentários negativos, descurtir a página…). Para quem costuma se deparar com haters da marca, acompanhar esse KPI é essencial.

Total de check-ins – Essa me surpreendeu! Eu não sabia que extrair esse dado era tão fácil. Se você possui uma loja física esse pode ser um dado importante. Muitas empresas fazem ações com base na quantidade de check-ins. Nas próximas abas você consegue ver também o número de check-ins em dispositivos móveis.

Total de fãs conectados – Confesso que essa foi uma das minhas descobertas mais felizes. Aqui a planilha do insights te mostra o número de pessoas que curtiram sua página e que estavam conectados em um dia específico. Por exemplo, se você possui uma base de 10.000 seguidores, você consegue ver diariamente quantos deles estavam online. Esse pode ser um dado aliado na hora de programar as publicações baseados nos dias da semana ou descobrir o quão engajado é seu público com essa rede social.

Dados de vídeo – Existe uma planilha de extração específica sobre vídeos, mas aqui você já consegue ver separadinho o desempenho dos seus vídeos. Você pode acompanhar esses dados optando por ver quem viu o vídeo por mais de 3 segundos, quem clicou no botão reproduzir, quem viu até o fim, quando eles começaram a passar automaticamente e a pessoa viu… Recentemente aqui na Buscar ID fizemos uma ação que contou com muitos vídeos. Esses dados foram essenciais!

Dados sobre loja – Para quem tem loja no Facebook, você encontra os dados de quanto tempo as pessoas passaram na loja e até quantos cliques em telefone para quem disponibiliza essa informação. Fala que não é um tesouro escondido?

Percebeu a infinidade de dados (e eu não falei todos!). Mas o Facebook ainda tem muito a avançar e poderia mostrar essas informações de modo mais intuitivo e já cruzando alguns dados. Mesmo exportando os dados, ainda precisamos de muito trabalho manual para criar insights construtivos.

Espero que este artigo tenha te ajudado a ver todas as possibilidades que o Facebook pode te oferecer. Se você sabe de mais algum dado importante da planilha do insights, comenta aí 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *