Descubra como o Inbound Marketing pode mudar seu negócio!

Se você é o tipo de pessoa focada em resultados e está sempre em busca de alternativas para posicionar melhor sua empresa no mercado, não há dúvidas: você precisa conhecer de perto o inbound marketing. Mesmo que não seja para aplica-lo como estratégia agora, mas pelo menos para compreender esse universo sensacional.

Quer saber como essa estratégia pode se tornar uma ótima ferramenta para atrair clientes e aumentar suas vendas? Então continue a leitura 😉 

Outbound Marketing: o que é isso?

Antes de começarmos a falar de inbound, precisamos voltar um pouco e relembrar o que é outbound. Melhor: precisamos mostrar como está o outbound nos dias de hoje.

O outbound é conhecido pela sua forma de abordagem bem direta, muitas vezes agressiva e até mesmo interruptiva. Sabe aquela propaganda que passa entre os seus programas favoritos de TV e atrapalha sua experiência? Ou aquele banner floater que pula na sua tela quando você está lendo um artigo? Esses são alguns exemplos de outbound no mundo online e no offline.

Há alguns anos, o outbound era uma grande novidade, encantava as empresas e trazia resultados magníficos. Porém, como tudo no mundo, o exagero dessa estratégia fez com que as pessoas passagem a sentir verdadeira raiva desse recurso. Afinal, ninguém quer ter a sua experiência prejudicada. Há quem diz que outbound hoje já é tido como paisagem pelos consumidores e é cada vez menos efetivo.

Isso porque os consumidores atuais estão inseridos em um contexto altamente tecnológico e com pouco tempo a perder. Eles não têm mais paciência para esse tipo de abordagem invasiva. Por isso essa estratégia tem dividido espaço com uma nova forma de atrair o público: o inbound.

E o inbound marketing, onde entra nessa história?

O inbound marketing é uma estratégia que trabalha com as seguintes etapas: atração, conversão, fechamento e, por fim, encantamento. Esse método foi desenvolvido por Brian Halligan e Dharmesh Shah – da empresa HubSpot – a partir da observação de novas tendências do mercado online.

A concepção do inbound marketing envolve a criação e compartilhamento de conteúdos relevantes para seu público-alvo. É uma forma de ganhar o interesse das pessoas sem a necessidade de ser invasivo. Consiste no marketing de atração, onde você entrega conteúdo personalizado e o cliente chega até você por meio dele.

Por exemplo, se você é uma empresa que oferece limpeza de sofás, você pode manter um blog que aborde diversos assuntos domésticos, inclusive sobre como manter o sofá limpo ou tirar pequenas manchas. Assim, a chance de você aparecer quando o seu público estiver procurando por limpeza de sofá é maior e você pode já começar a criar um relacionamento com ele antes mesmo de ele usar o seu serviço. Entendeu?

Quais são as vantagens do inbound marketing?

As vantagens são tantas que fica até difícil abordar todas em um parágrafo só. Por isso, separamos a informação em alguns tópicos. Veja só:

Simplificação do processo de vendas e marketing

O inbound marketing produz conteúdos com intuito de educar as pessoas, responder suas dúvidas e tentar resolver seus problemas. Essas estratégias têm como objetivo gerar leads qualificados, aumentar as conversões e nutrir os clientes existentes, aumentando, dessa forma, sua capacidade de vendas para um público pré-selecionado.

Aumento da visibilidade

O inbound marketing é uma das formas de marketing mais democráticas. Ele atende tanto pequenas quanto grandes empresas. O que importa é a qualidade do conteúdo entregue para seu público.

Se deseja maior visibilidade para sua marca, esse é o caminho: entregue valor, ofereça soluções e seja credível. Com certeza, logo sua marca será tão compartilhada na rede que passará de mera desconhecida para um fenômeno de audiência entre seu público.

Nutrição de leads

O inbound marketing pode ser usado buscar e nutrir leads com potencial de compra. O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para colocar isso em prática, utilizando conteúdos estrategicamente selecionados de acordo com a fase do funil de vendas em que os leads se encontram.

Aumento das vendas

Para vender mais é preciso cativar mais. E o inbound marketing consegue fazer isso de forma certeira. Ele caminha de forma segura em direção à construção de um relacionamento sólido e sincero.

É seguindo os passos de oferecer conteúdo de qualidade e nutrir os leads que entram no funil de vendas que o inbound marketing conquistará clientes, tornando-os fiéis e felizes com sua marca. Esse é o segredo de um sistema de marketing que realmente pode trazer as mudanças necessárias para o crescimento do seu negócio.

 

E aí, conseguiu compreender um pouquinho mais o que é o tão falado inbound marketing? Se você tem alguma dúvida ou quer conversar mais sobre o assunto, escreva um comentário aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *