Anúncios canvas no Facebook: 7 dicas para aproveitar ao máximo esse recurso

O famoso anúncio canvas no Facebook foi lançado no início de 2016 e até poucos meses atrás era raro ser impactado na sua timeline por ele. Porém, tenho percebido que esse formato caiu no gosto das pessoas e hoje já são várias empresas fazendo o anúncio canvas.

Se você ainda não conhece esse recurso lindo, aqui vai um resuminho: o anúncio canvas nada mais é que um formato de anúncio no Facebook, que deve ser criado exclusivamente pelo Power Editor, e que tem como diferencial possibilitar uma imersão em conteúdo. Esse anúncio pode ser visualizado exclusivamente via mobile.

Ná prática, ao clicar em um anúncio canvas o usuário é direcionado para uma espécie de landing page (o usuário nunca sai do Facebook, é tudo feito internamente) na qual ele consegue visualizar imagens, vídeos e textos. É um recurso realmente legal para imergir seu público em um conceito. Aqui está um exemplo:

Canvas GIF - Find & Share on GIPHY

Um ponto negativo é o fato de ele ainda não mostra o comportamento do usuário dentro do canvas (pelo menos eu não achei, se alguém souber, me fala!).

Anúncio canvas: mil e uma utilidades

O anúncio canvas é lindo, é sensacional, simples de fazer e pode ser um bom apoio para diversos objetivos. Você pode usá-lo para criar um storytelling da sua marca, lançar um produto novo (ou mostrar mais detalhes sobre ele), divulgar uma ação e muito mais.

Falando um pouco da minha experiência com o canvas, já utilizei esse recurso para lançar um site novo de uma empresa (explorando no canvas todos os recursos do novo endereço), para divulgar um e-book (nesse eu coloquei os argumentos para os usuários baixarem um e-book) e até para vender um apartamento (utilizando muitas fotos e mostrando os detalhes do empreendimento).

O Itaú, como sempre, virou case de sucesso ao criar um livro digital para crianças no canvas! Esses anúncios são veiculados sempre na parte da noite e direcionados para quem tem filhos.

Boas-práticas para arrasar no seu anúncio canvas do facebook

Fazer o anúncio em si é muito simples. É quase como montar um quebra-cabeças e o próprio Facebook fez questão de explicar tudo direitinho, passo a passo (para acessar, basta clicar aqui).

Mas para fazer um anúncio canvas que realmente atinja o seu objetivo, é necessário seguir algumas dicas:

Deixe claro que as pessoas precisam clicar para abrir o canvas: O anúncio canvas aparece de forma discreta no feed dos usuários, por isso você precisa deixar claro que é necessário clicar na imagem para abrir o conteúdo. Você consegue personalizar o textinho que fica no rodapé do canvas ao criar o anúncio (da mesma forma que você faz com os outros anúncios do Facebook). Então aposte em algo chamativo!

Não faça um conteúdo muito extenso: O anúncio canvas é legal? Sim! É bonitinho? Sim! Mas ele precisa ter fim. Assim como ninguém gosta de entrar em um site com rolagem infinita ou ler um texto desnecessariamente extenso, manere no tamanho do seu canvas. Você tem um objetivo específico com aquele anúncio (sim, lembre-se que é um anúncio e que você está gastando seu rico dinheirinho nele!), então faça um caminho com o usuário para que ele chegue aonde você quer. Mas faça um caminho curto, sem rodeios. Caso contrário o usuário vai sair do canvas sem chegar ao final.

Manere no carrossel: O canvas ainda tem um pequeno defeito: as setinhas que sinalizam qual deve ser o “próximo passo” do usuário são muito discretas e, dependendo do estilo das imagens do seu canvas, podem passar despercebidas. É intuitivo ao usuário rolar a tela do canvas para baixo, mas para o lado ainda é um movimento não natural. Por isso manere nos carrosséis e, se for usar esse recurso, deixe bem claro que o usuário deve ir para o lado.

Crie uma unidade em todas as peças: Você deve pensar no seu anúncio canvas do Facebook como uma mensagem única. Ele deve ter início, meio e fim e todas as telas devem conversar. Seja para contar uma história ou divulgar um produto, pense no seu canvas como uma mini landing page na qual todas as informações devem fazer sentido juntas e serem complementares. As imagens devem possuir uma mesma identidade visual e apresentar uma unidade.

Aposte em vídeos: De acordo com os dados levantados pelo Media Button, 85% das pessoas que assistem um vídeo sobre um produto afirmam que ficam mais dispostas a realizar a compra. Além disso, de acordo com o próprio Facebook os  vídeos são o formato de conteúdo que mais gera engajamento e alcance mais efetivo atualmente na rede social. Por isso, apostar em vídeos curtos (com no máximo 6 segundos) para complementar a sua mensagem e criar um efeito visual bacana é uma ótima opção.

Ah, uma dica importante: para o canvas é interessante usar vídeos que preferencialmente não possuem áudio, quase que como um gif.

Cuidado com imagens muito pesadas: Ninguém gosta de abrir um site que demora anos para carregar, não é? Quando trata-se de uma experiência mobile, algo lento é ainda pior. Por isso tome cuidado para não subir imagens muito pesadas no seu anúncio canvas. O grande diferencial dele é a experiência de imersão que eles proporcionam. Se o anúncio não carrega fácil (lembre-se que muitas pessoas estarão usando o 3G ou 4G do telefone) o leitor não consegue usufruir de tudo o que você preparou pra ele.

Considere usuários apressadinhos: Hoje todo mundo faz leitura dinâmica, escaneia o conteúdo com o olhar e vai direto ao ponto. Então pense em um conteúdo que fará sentido mesmo se a pessoa abrir o canvas e já rolar o conteúdo até o final. Pense em uma última tela impactante e que concentre a mensagem que você quis passar com aquele anúncio.

*Dica Bônus – Segmente bem:* Sei que prometi sete dicas, mas não resisti e vou dar mais uma boa-prática de ouro. Já falei e reforço novamente:o canvas é um anúncio. Por isso segmente minuciosamente o conjunto de anúncios do canvas para que você atinja, realmente, as pessoas que terão interesse naquele conteúdo.

Com essas dicas simples acredito que você conseguirá fazer um anúncio canvas muito mais efetivo. E lembre-se sempre: dê sempre uma boa experiência para o seu usuário!

E você se deparou com um anúncio canvas por aí? Ou melhor, já fez um deles? Conte pra gente como foi a sua experiência!

2 Comentários


    1. Olá Micca! Fico feliz em ter ajudado. Depois conta pra gente como foi a experiência 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *