4 Erros comuns de SEO e como você pode corrigi-los

Lembra de quando éramos pequenos costumávamos temer aquilo que não conhecíamos? Bastava alguém dizer “o monstro vai te pegar” e pronto sossegavamos.

O estranho é que mesmo depois de grandes as pessoas continuam utilizando da inocência para aterrorizar e criar monstros que não existem. E no mundo de gente grande advinha quem é o novo vilão da vez? O SEO, meu amigo.

Em uma era digital, todo mundo deseja ser visto e lembrado na internet, e eis que o assunto SEO está em alta. E o que começamos a observar é uma alta quantidade de conteúdos sendo compartilhados.

O problema disso? Quem não tem muito conhecimento técnico, acaba acreditando em tudo que lê. E a consequência? As pessoas estão achando que o SEO é o maior monstro de 7 cabeças e estão se esquecendo das suas premissas básicas. E isso foi o que me inspirou a listar os 4 erros mais comuns em SEO.

Páginas com as tags title e description duplicadas ou ausentes

Um erro bastante comum é encontrar sites que possuem a mesma tag title para todas as páginas. Quando não estão duplicadas, elas estão ausentes e esse fenômeno acontece principalmente com as descriptions.

A tag title é o título que damos a página e a description é a descrição da página. Lembrando que ambas são exibidas nos resultados de busca e são essenciais para atrair o usuário.

title-e-meta-description

Como descobrir se as tags title e description estão duplicadas ou ausentes no seu site

Você pode verificar se essas tags estão ausentes de várias formas e hoje, vou ensinar a que acredito ser a mais prática, pelo Search Console.

Pelo Search Console

Já exaltei em outros posts a importância e os benefícios do Search Console e um deles é a possibilidade de analisar títulos e descriptions duplicados e ausentes. Maravilhoso né? Então, vamos ao passo a passo:

  1. Acesse sua conta no Search Console e selecione a propriedade (site) desejado;
  2. Na coluna lateral, selecione “Aspecto da pesquisa” e em seguida “Melhorias de HTML” search-console-melhorias-html
  3. Se o seu site estiver com algum problema, eles estarão listados para você como no exemplo abaixo: melhorias-html-seo (1)Ao clicar nos itens em azul será exibida uma lista de páginas que contém os títulos e meta descrições duplicadas e/ou ausentes.

Site acessível com www e sem www

Ao clicar nos itens em azul será exibida uma lista de páginas que contém os títulos e meta descrições duplicadas e/ou ausentes.

Tente acessar o seu site sem colocar www e depois tente acessá-lo novamente utilizando o www. Exemplo:

  1. www.seusite.com.br

 

seusite.com.br

O que aconteceu?

Se o seu site está acessível pelos dois endereços, nós temos um pequeno problema. Isso porque os buscadores vão considerar as duas versões com www e sem www e além de gerar conteúdo duplicado, essas versões vão acabar competindo entre si nos resultados de busca.

Como fazer redirecionamento da versão

Para quem possui servidor com Apache o redirecionamento pode ser colocado no arquivo .htaccess que fica na raiz do servidor.

  1. Supondo que você optou pela versão sem www. Então nesse caso você precisa redirecionar de www para sem www.

Redirecionar de www a sem www

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www.(.*) [NC] RewriteRule ^(.*) http://%1/$1 [R=301,L]

  1. Supondo que você optou pela versão com www. Então nesse caso você precisa redirecionar de sem www para www.

Redirecionar de sem www para www

RewriteEngine On

RewriteCond %{HTTP_HOST} ^dominio.com

RewriteRule ^ http://www.seusite.com%{REQUEST_URI} [L,R=301]

Se copiar e colar o código acima não se esqueça de substituir o http://www.seusite.com pelo seu domínio.

Publicar um site com a tag noindex

A meta robots é responsável por orientar os buscadores sobre quais páginas ele deve indexar, não indexar, seguir links e muito mais.

Muitos programadores quando estão desenvolvendo um site colocam a meta tag <meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> Essa meta tag orienta aos buscadores a não indexar aquela página e nem seguir os links das mesmas, ou seja, para evitar que as páginas sejam indexadas enquanto não estiverem prontas. O problema é que muitas vezes eles se esquecem de corrigir a tag após a publicação do site.

<meta name=”robots” content=”noindex, nofollow”> Essa meta orienta aos buscadores a não indexar aquela página e nem seguir os links da mesmas.

O ideal é que após a publicação o programador substitua a meta tag acima por <meta name=”robots” content=”index, follow”> – Essa meta é a mais comum e orienta os buscadores a indexar a página e seguir todos os links dela.

Acreditar em tudo que lê

Acreditar em tudo o que lê é com certeza um dos maiores erros e pode gerar consequências grandes. Só porque deu errado para um, não significa que necessariamente dará errado para você. SEO também é teste.

Essas notícias falsas não impactam somente no universo de Marketing Digital. Nos últimos meses acompanhamos histórias que tiveram um final muito infeliz porque alguém divulgou uma informação mentirosa na internet.

Então esteja sempre disposto a buscar a veracidade das informações antes de tomar alguma ação, combinado? 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *