4 benefícios da integração de dados entre marketing e vendas

Muitas empresas têm problemas de comunicação interna, afinal, não é fácil ter que fazer com que diversos talentos, egos e personalidades distintas trabalhem em conjunto em prol do negócio. No entanto, se você conhecer os benefícios da integração de dados entre marketing e vendas, certamente apostará nessa estratégia.

Esses dois times estão entre os mais importantes para o sucesso do empreendimento, e uma atuação em sinergia pode se transformar em um tremendo diferencial competitivo para a sua organização. Interessante, não é mesmo? Então não deixe de conferir os principais benefícios da integração de dados entre marketing e vendas!

1. Comunicação mais eficiente

O primeiro dos benefícios da integração de dados entre marketing e vendas é, logicamente, a conquista de uma comunicação interna mais eficiente. Sabemos que isso não é muito fácil de se conseguir, mas ao aproximar esses times você garantirá que eles tenham um contato de forma mais clara, eliminando ruídos entre os setores.

Essa estratégia também agrega inteligência competitiva, pois os colaboradores saberão como o outro setor funciona, quais são os seus problemas no dia a dia e, principalmente, quais são as soluções possíveis para um melhor desempenho. É uma excelente maneira de otimizar os processos internos, desenvolver novas estratégias e, assim, alcançar mais vendas.

2. Economia de recursos

Um dos benefícios da integração de dados entre marketing e vendas é que isso possibilita uma tremenda economia de recursos, independentemente da área de atuação da sua empresa. Isso ocorre porque você vai otimizar os resultados das duas equipes, reduzindo a necessidade de investimentos em campanhas de marketing ou em treinamentos, por exemplo.

Esse contato constante faz com que seus colaboradores se tornem mais completos e que aprendam com maestria os elementos e processos essenciais para a organização. O objetivo das duas equipes, em grosso modo, será a conquista do maior retorno financeiro possível. Assim, é possível diminuir desperdícios e, com isso, aumentar a receita.

3. Geração de leads qualificados

Quando você conhecer alinhar as suas equipes de marketing e vendas é possível gerar muito mais leads para a sua empresa. Isso ocorre porque o setor de marketing conhece exatamente as características principais do seu público-alvo por conta do contato direto que está sendo proporcionado pelos vendedores.

Dessa maneira fica muito mais fácil oferecer um conteúdo cada vez mais encantador para a persona, otimizando os processos de nutrição e entregando clientes mais qualificados para o passo final, que é a compra. Isso torna o seu negócio mais lucrativo e aumenta as chances de conversão.

4. Definição de objetivos comuns

Por fim, outro dos inúmeros benefícios da integração de dados entre marketing e vendas é que isso possibilita a definição de objetivos comuns, muito mais alinhados com o que a sua empresa realmente precisa. Por meio das informações compartilhadas de maneira eficiente, você consegue saber melhor quais são as necessidades e as demandas do negócio.

É interessante, por exemplo, determinar metas complementares e positivas para todo o empreendimento e não apenas para um setor específico. Além disso, fica mais simples definir quais são os papéis de cada departamento para depois poder mensurar os resultados das suas ações.

Esses são alguns dos benefícios da integração de dados entre marketing e vendas. Gostou do conteúdo? Então confira também nosso artigo sobre o marketing por dados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *