3 Ferramentas de SEO para tornar seu trabalho mais ágil

Você já parou para pensar em como a era de evolução das tecnologias digitais tem afetado as nossas vidas?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman dizia que os avanços tecnológicos, a globalização, o distanciamento afetivo e a hipervalorizarão do dinheiro são características da nossa sociedade predominantemente individualista e marcada pela rapidez.

Mas, Rafa o que isso tem haver com as ferramentas de SEO? Calma, vou explicar.

É que apesar de sustentar um lado negativo, as tecnologias possibilitam avanços incríveis e são as ferramentas criadas por essas tecnologias que nos orientaram de forma rápida e prática no nosso dia a dia.

No post de hoje vou contar sobre as principais ferramentas de SEO que usamos no dia a dia da Buscar.

Ferramentas de SEO

Prefiro acreditar que mesmo cercados de tantas tecnologias, nada é capaz de substituir a mente humana. Precisamos lembrar que as ferramentas são apenas capazes de nos orientar, a interpretação e o que faremos com esses dados e informações devem ser realizada por nós, seres humaninhos.

Nesse post, eu desconsiderei as ferramentas do Google, como Search Console e Google Analytics, pois as considero indispensáveis e falaremos delas mais detalhadamente em outros posts.

SEMrush

O SEMrush provavelmente é uma das ferramentas mais recomendadas do mercado. Na pesquisa SEO Trends 2017 realizada pela Rock Content, o SEMrush apareceu como segunda ferramenta mais utilizadas pelos profissionais de SEO.

Todo esse amor é porque ela integra diversas funcionalidades importantes para um trabalho de SEO o que a torna bastante atrativa. Entre as principais estão: análise da concorrência, pesquisa de palavras-chave e análise de backlinks.

Como usar o SEMrush para pesquisa de palavra-chave

Fazer uma pesquisa de palavra-chave pelo SEMrush é bem fácil. Se você não tiver assinatura, não tem problema, vamos testar juntos utilizando a versão gratuita.

  1. Acesse o site: https://pt.semrush.com/
  2. Em seguida, na caixa de busca coloque a palavra-chave desejada e selecione o país Brasil.ferramenta-seo-semrush
  3. Na página seguinte, você verá uma visão geral sobre essa palavra-chave.semrush-resultado_1024

Na primeira dobra temos informações importantes como tendência, volume de buscas relacionadas a essa palavra-chave e o número de resultados para esse termo. No caso de Ferramentas de SEO, há uma estimativa de 140 buscas mensais e 566.000 resultados.

Na segunda dobra, temos dois relatórios importantes. O de palavras-chave de correspondência e o de palavras-chave relacionadas. Você pode visualizar as informações completas de cada um clicando em visualizar relatório completo.  

Ao clicar em visualizar o relatório completo, você verá algo como:relatorio-de-correspondencia-semrush

As colunas mais importantes para os profissionais de SEO são:

Volume – Volume de busca da palavra-chave. É calculada pelo SEMrush baseando-se nos últimos 12 meses.

KD – Estimativa de dificuldade para se classificar na busca orgânica com uma boa posição. Quanto maior a porcentagem, maior a dificuldade.

Resultados – O número total de resultados orgânicos retornados para a palavra-chave.

Tendência – Exibe o volume de pesquisa para essa palavra-chave nos últimos 12 meses.

SERP – Uma página instantânea da SERP (resultados dos mecanismos de pesquisa) para a palavra-chave.

Com essas informações, você consegue analisar quais palavras-chave têm um alto volume de busca e poucos resultados na busca orgânica, por exemplo. Certamente ficará mais fácil escolher qual palavra-chave utilizar no seu projeto.

SEMrush no Brasil

A ferramenta possui uma versão em português o que facilita o entendimento das suas funcionalidades.  A interface é bem simples e todos os itens tem um ícone de informação.

posicionamentos-pesquisa-organica-semrush

O SEMrush possui uma versão gratuita, porém bem limitada. Os planos mensais da versão paga variam entre $99 e $399,95.

Xenu Link Sleuth

Aqui na Buscar o Xenu está sempre presente em nossos projetos.

Essa maravilha te entrega uma listagem completa de todas as URL’s do seu site, links quebrados, tamanho das páginas e imagens, tags com títulos duplicados e ausentes e imagens sem atributo alt.

A ferramenta é gratuita e você pode fazer o download dela no site: http://home.snafu.de/tilman/xenulink.html

Kraken

Eu conheci o Kraken aqui na Buscar ID e agora eu não largo mais. A ferramenta é um poderoso compressor de imagens e possui funcionalidades que permitem compactar a imagem sem reduzir a qualidade dela.

ferramenta-de-seo-kraken

Você já deve saber que a otimização de imagens é um fator relevante em SEO. Afinal, elas podem impactar diretamente no tempo de carregamento do site.

O que você precisa lembrar é que quanto maior a qualidade da imagem, maior será o seu tamanho e mais lento será o tempo de carregamento da página e a ideia de compactar as imagens é exatamente essa: melhorar o tempo de carregamento do site e o Kraken pode ser um aliado perfeito nessa jornada.

A ferramenta possui planos mensais e anuais. Há uma versão gratuita da ferramenta no qual você pode otimizar imagens com limite de 1MB.

Bônus: Como otimizar imagens e melhorar o tempo de carregamento do site

Imagem sugestão: https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/website-speed-loading-time-icon-isolated-518700556?src=EDO2NQNG9C2RmRfkJfdRew-1-2

  1. Acesse o site: https://kraken.io/web-interface
  2. Se você acessar pela versão gratuita, perceberá que no primeiro campo você só terá a opção de file uploader. Nessa opção você irá fazer o upload das imagens do seu computador.
  3. No segundo campo você terá três opções de modo de otimização para escolher, são elas:

Lossy: Nesse modo a otimização das imagens é maior, mas a qualidade da imagem pode ser prejudicada.

Lossless: É o modo mais recomendado. Esse modo reduz o tamanho da imagem e mantém a qualidade da imagem.

Expert: A modo expert é indicada para usuários que já estão familiarizados com o processamento e otimização de imagens. Utilizando este modo, você pode definir diferentes níveis de qualidade para a otimização de JPEG e PNG.

  1. Após selecionar o modo de otimização, clique ou arraste suas imagens para a caixa destacada em vermelho abaixo:otimizar-imagens-kraken
  2. Após o upload, as imagens serão compactadas. O Kraken apresenta um pequeno relatório exibindo o quanto cada imagem foi compactada.imagens-otimizadas-kraken
  3. Você pode fazer o download de cada arquivo separadamente ou baixar todas em zip ou salvar em seu Dropbox. Depois disso, é só subir novamente as imagens para o seu site.

Gostou das dicas? Aproveite para compartilhar qual ferramenta não pode faltar para o seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *