Você sabe o que são os famosos algoritmos?

Algoritmo. Este é um termo muito ouvido no ambiente de computação, porém ele está presente não só nesse meio, mas em diversas áreas de atuação. Mas afinal das contas, você sabe o que é um algoritmo?

Para simplificar, podemos dizer que um algoritmo é uma sequência de instruções exatas que devem ser executadas em determinado tempo e com determinado recurso. Todos nós executamos algoritmos o tempo inteiro no nosso dia a dia, o exemplo mais claro de um algoritmo diário é a receita de um bolo. São passos bem definidos, as instruções são claras e obedecem uma ordem.

Existem algoritmos em toda parte sendo executados por computadores que agilizam processos, realizam tarefas das mais distintas e fazem da vida do ser humano e seus empreendimentos algo mais simples.

Os algoritmos tornam as tarefas ágeis e escaláveis através de sua execução por computadores. Uma tarefa de análise de dados na qual um ser humano seleciona maiores valores em uma tabela pode levar horas, enquanto isso, um algoritmo executaria tal tarefa em um único clique.

Muitas atividades desempenhadas pelo mercado se tornariam impossíveis sem a presença de um algoritmo por trás especificando o que deve ser feito.

Mas e os Robôs?

Um termo muito utilizado dentro das empresas que utilizam a computação como ferramenta é o termo “Robô”, que também pode ser chamado de script.

Um robô (ou um script) compreende um tipo de programa que detém um algoritmo que deve realizar tarefas de menor escala em repetidas vezes de acordo com a demanda. O robô é um programa que executa um algoritmo sempre que necessário e essa execução pode ser solicitada de maneira automática ou através de solicitações manuais.

Um robô conhecido no mundo do marketing digital é o Googlebot, que varre a internet com a finalidade de indexar páginas e verificar alterações ocorridas desde sua última visita. Os dados coletados por este robô são utilizados por outro algoritmo para a classificação das páginas (rankeamento).

Usando os Robôs no Marketing por Dados

Diversos algoritmos existem para facilitar a vida dos profissionais de marketing digital, a maioria deles fazem parte de uma classe de algoritmos de pesquisa e classificação que compõem uma área da computação conhecida como Mineração de Dados (data minning).

O conjunto de algoritmos que fazem parte da mineração de dados são úteis para a sua coleta em diversas plataformas concentradoras como sistemas erp e crm que armazenam dados internos da empresa, além da própria internet que nos traz dados em tempo real por meio de portais de notícias, blogs e feeds especializados. Trabalhando esses dados com algoritmos de classificação podemos perceber tendências para fazer previsões que fornecem um insumo estratégico para o desenvolvimento de campanhas de inbound marketing, por exemplo.

Quer conhecer um pouquinho mais sobre o uso desses robôs nas ações de marketing? Vamos lá:

Uso dos algoritmos no gerenciamento de personas

Por meio de ferramentas de automação de marketing conseguimos extrair informações dos indivíduos que participam de fluxos de automação. Eis mais uma tarefa para um robô.

O robô pode percorrer a base de dados com a finalidade de agrupar indivíduos suficientemente semelhantes e com esses agrupamentos construir clusters, que se generalizados podem se tornar personas alvo para ações de marketing.

Detecção de erro em estratégias e uso de sistemas de sugestão

Um indivíduo que não representa uma persona pode acabar caindo em um fluxo de automação que não foi destinado a ele, caracterizando um erro ou desvio.

Esse desvio pode ser detectado com base nos dados extraídos pelos algoritmos. Um Robô que mapeia os indivíduos em personas definidas e quantifica o número de indivíduos compatíveis com determinada persona na qual aquele fluxo se aplica pode ser utilizado como métrica de eficiência para aquela campanha e auxiliar na melhoria da estratégia de determinado fluxo de automação.

Notificações e automatização de relatórios

Um robô pode ser especificado para o monitoramento de métricas e KPI’s em tempo real. Esse monitoramento além de permitir notificações em tempo real para os gestores de acordo com eventos predefinidos (alcance de metas e valores de risco), fornece insumo para relatórios que podem ser gerados de maneira automatizada por meio de algoritmo que acumula histórico destes eventos e elabora representações gráficas.

E aí, conseguiu compreender um pouco mais sobre o que são os algorítmos e robôs da internet? Então deixe aqui o seu comentário e compartilhe esse artigo com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *