Qual a importância de implementar a análise de dados para o crescimento do seu negócio

Quando você pensa em análise de dados, qual imagem vem à sua mente: um nerd conferindo números e códigos que parecem indecifráveis, ou um relatório extenso, complexo e cheio de números, mas vazio de explicações? Pois é, pode destruir esse esteriótipo na sua mente.

A análise de dados é essencial e pode fazer a diferença para a sua empresa. Mas, para isso, ela precisa ser feita com consciência, tendo objetivos claros, sem achismos e levando em consideração uma série de fatores.

Neste artigo, destacaremos alguns dos diversos pontos que esclarecem a real importância do estudo de dados. Entenda porque o monitoramento, a captação de dados e modelagem das informações são processos essenciais para quem deseja falar com o público, cuidar da imagem e crescer:

Informações confiáveis para escolhas corretas

Tomar decisões baseadas em intuição nunca foi uma boa ideia. Pelo contrário: para ter certeza sobre a necessidade de um investimento, é essencial dispor de informações que o justifiquem – e essa segurança só será obtida por meio de uma análise de dados acertada.

Com dados relevantes e bem interpretados em mãos, qualquer gestor se sentirá confiante para tomar decisões, sejam elas simples ou complexas. É nesse momento que o ditado “contra fatos não há argumentos” dá espaço a outra afirmação: “quando há dados, aí sim, haverá bons e irrefutáveis argumentos”.

Redução de custos para estancar o desperdício

Pequenas e grandes empresas precisam pensar de maneira estratégica se quiserem crescer. No contexto atual, não há mais espaço para correr riscos e testar recursos: é preciso investir com responsabilidade e assertividade.

O trabalho analítico das informações da empresa é, antes de tudo, um raio-x. Ele ajuda a entender o cenário em que a organização se encontra e começa a clarificar os pontos positivos e negativos, ajudando na manutenção de um negócio saudável.

A redução de custos começa, portanto, quando se descobre as ações, ferramentas ou estratégias que não estão gerando resultados. Essa informação ajuda a extinguir o que não vale a pena para valorizar o que merece real atenção e investimento.

Transformando erros em oportunidades

O monitoramento constante do comportamento do público – processo presente na análise de dados – pode ajudar a encontrar bons insights e oportunidades para que a sua empresa se diferencie das demais.

Além disso, a análise de dados funciona como um termômetro que indica o grau de aceitação do seu produto, serviço ou campanha, apontando a melhor solução para reverter um quadro negativo, quando for o caso.

Em suma, quem utiliza o estudo de dados como ferramenta estratégica, dá um salto na busca pela excelência. Até mesmos as reclamações e “protestos” do público poderão ser utilizados como matéria valiosa para aperfeiçoar os processos da empresa, acelerando os resultados.

Melhoria contínua e flexibilidade no planejamento

Quando o dirigente tem uma análise de dados constantemente atualizada em mãos, ele tem também a capacidade de alterar as estratégias e métodos para alinhá-las com as expectativas do público sempre que necessário. Isso contribui para a manutenção de processos dinâmicos e produtivos, que estarão sempre em evolução.

Empresas que não acompanham os resultados de suas ações costumam apostar as fichas em estratégias limitadas que podem, rapidamente, ficar obsoletas. É um grande risco confiar em planejamentos engessados, pois o mercado, sempre dinâmico e competitivo, prova que a demora na correção dos erros pode levar ao fracasso em pouco tempo.

Melhor aproveitamento das tendências do mercado

A análise de dados também é uma excelente janela para o administrador do negócio acompanhar de perto os assuntos do momento, identificando quais deles podem ser úteis para divulgação de seu negócio.

Dependendo do tema, do assunto e da estratégia, uma simples ideia pode se transformar em um atalho para o reconhecimento do público. As boas ideias adoram se esconder entre os dados, portanto, quem tem essa informação sempre por perto também terá mais chances de encontrá-las.

Agilidade nas respostas e manutenção da imagem institucional

Por falar em oportunidades, é a análise constante dos dados indica situações que exigem atitudes imediatas. Seja para fechamento de negócio, para defesa da marca ou para tomada de decisões importante em curto prazo.

Já parou para pensar que o fato de uma empresa estar ou não engajada nos canais digitais não impede que ela seja citada – para bem ou para mal – dentro deles? Nesse ponto, percebemos que a ferramenta pode também ser ótima para identificar gatilhos e prevenir crises.

Melhor que ser digitalmente engajado é saber usar a tecnologia a seu favor. Afinal, estar onde seu público está, acompanhando o que ele diz e respondendo as questões que eles levantam, são as melhores formas de fazer bom uso do seu direito de resposta em situações adversas ou delicadas. Por isso, preserve uma boa reputação.

Mas afinal, como esses dados são conectados?

Existem diversas formas de armazenar dados relevantes para o seu negócio para elaborar uma boa análise. Tudo vai depender do segmento, do perfil do negócio, do público-alvo e de diversos outros fatores.

Confira alguns exemplos e possibilidades para coleta de dados:

  • Pesquisas de opinião online e offline;
  • Histórico financeiro, de gestão ou RH de uma empresa;
  • Acompanhamento da produção, logística, estoque etc;
  • Busca orgânica de palavras-chaves, índices de visualizações, engajamento e adesão a uma campanha, produto ou serviço;
  • Jornada do cliente (caminho percorrido antes da efetivação de um negócio);
  • Análise da concorrência (benchmarking);
  • Classificação e comparação dos comentários e reações do público nas redes;
  • Análise de abertura de e-mails, cliques e conversões;
  • Implantação ou reestruturação de estratégias de marketing de conteúdo.

Vale ressaltar ainda que a captação dos dados é uma parte importante do processo, mas a análise dessas informações e o cruzamento de todas elas é que fará toda a diferença no resultado obtido. Então, elabore um bom planejamento e contrate profissionais especializados para esse tipo de serviço, combinado!

Agora que explicamos sobre a real importância da análise de dados para o seu negócio, que tal acompanhar nossas dicas também pelas mídias sociais? Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram e até o próximo artigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *