Os dados dizem: sua agência não faz SEO

Hoje eu resolvi falar um pouco de casos anti-éticos do mercado de agências. Isso mesmo. Tem muita gente vendendo um serviço por aí, mas na hora de executar o planejado, nada acontece. Pior é quando se vende algo que previamente já se sabe não ser possível alcançar. Ficou assustado? Pois saiba que isso acontece muito, principalmente quando esse serviço vendido é a otimização de site (SEO).

É aí que os dados jogam ao nosso favor. Com resultados reais, conseguimos avaliar a evolução e até mesmo saber se os serviços contratados estão mesmo sendo executados. Quer saber como? Então continue a leitura 😉

Maquiando resultados de SEO

É possível maquiar resultados de SEO? De certa forma, sim, mas os dados vão revelar a verdade. Afirmo isso porque já passei por essa situação com dois clientes. Calma, eu não fiz maquiagem de resultados. Vou explicar!

No primeiro cliente, um portal de eventos regional, a empresa tinha contratado apenas o desenvolvimento do site. Após alguns meses, pediram uma proposta para trabalhar também com o SEO, mas a proposta do concorrente era “melhor” e essa outra agência começou a trabalhar com as otimizações.

Acompanhando e observando as “otimizações” que eram aplicadas no site, em incríveis 3 dias o SEO começou a dar resultado. Sim, em três dias o tráfego orgânico do site disparou. Mas que mágica foi essa? Quem entende um pouco de SEO, já sabe que as otimizações levam um tempo para dar resultados.

Descobrindo a verdade

Foi aí que comecei a investigar: como aquelas pequenas alterações no site poderiam dar um resultado tão bom?

Nessa hora os dados entregaram a verdade. Já pelo Google Analytics, observei algumas informações fora do comum.

– Tráfego: Realmente o tráfego do site aumentou repentinamente.

– Origem de tráfego: Quase 100% desse tráfego novo tinha origem na Noruega, Dinamarca, Suécia.

Analisando dados de SEO
Uma parte da conversa com o cliente durante as análises dos dados

– Tempo médio de visita: O tempo médio de visita ao site caiu muito, principalmente em algumas páginas, caindo de 01:15 para 00:00.

Essa métrica foi afunilando ainda mais nossa análise até a conclusão.

Análise de visitas e tempo médio no site
Outra informação importante na análise de dados

Foi quando matamos a charada e descobrimos que a agência estava usando robôs para acessar o site e gerar tráfego.

Conclusão do primeiro caso

De fato essa agência não fez nenhuma otimização no portal e começou a gerar tráfego orgânico com robôs, maquiando dados e resultados fora da realidade.

Por causa de uma ação dessa, a agência pode acabar com uma boa reputação e ficar queimada no mercado.

Vendeu e cadê o SEO?

Esse segundo é um caso que já presenciei, mas já ouvi falar dessa prática várias vezes no mercado, infelizmente.

É o caso da agência que vende um pacote de serviços, como desenvolvimento do site, e-mail marketing e no final ainda inclui o serviço de SEO. Aí que vem o problema, a empresa não tinha nenhum profissional de search. Então quem ia planejar e executar as ações? Ninguém.

O cliente continuou por anos na agência, sem saber que nunca aplicaram qualquer ação de SEO no site.

Em alguns casos, o desenvolvedor tem algum conhecimento e faz o site com boas-práticas, mas não tem experiência com as estratégias de SEO para continuar otimizando o site.

Há também agências que vendem o serviço, mas trabalham com um profissional terceirizado. Não há problema algum nisso, mas é recomendável que isso seja informado ao cliente.

Minha agência está fazendo SEO?

A resposta é simples: os números apresentam evolução dos resultados orgânicos?

Vale lembrar que resultados envolvem muita informação. Muitas vezes a agência apresenta somente as visitas do site ou números irrelevantes, mas onde estão as conversões?

Maquiadora de resultados da agência
Conhecida como “maquiadora de dados”, que só coloca os dados favoráveis a si mesma e não apresenta os resultados reais ao cliente.

Resultados reais são conversões, leads, vendas, receita. Quanto de dinheiro a agência fez você ganhar? Por isso é importante acompanhar e cobrar da agência os resultados que realmente interferem no seu negócio.

Outro ponto importante é que os resultados de SEO são de médio a longo prazo, por isso a evolução no início do projeto pode ser pequena e você vai acompanhando as ações executadas no site. Acompanhando o projeto, você vai vendo os resultados.

O Marketing por Dados veio para te ajudar

A Buscar ID vem mostrando porque e como o Marketing por Dados funciona. Você precisa de dados reais para acompanhar seus resultados e tomar decisões em relação às ações, estratégias e investimentos.

Quer acompanhar em tempo real seus resultados de SEO e todas as suas estratégias e tomar decisões acertadas? Clique aqui e conheça o serviço do ID control 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *