Inteligência competitiva: como fazer análise da sua concorrência online?

Para conseguir resultados satisfatórios no mundo do marketing digital é necessário não só conhecer seus pontos fracos e fortes, mas também as estratégias e características mais destacadas de nossos concorrentes.  

Hoje, para fisgar a atenção do público online você precisa saber quais táticas e ações estão ajudando o seu concorrente e quais estão fracassando.

Por isso é tão importante saber fazer a análise básica da sua concorrência online – esse conhecimento pode te ajudar a evitar erros drásticos e economizar seu tempo e dinheiro optando por estratégias de sucesso.

Inteligência competitiva

O processo de coleta de dados, geração de informação sobre os jogadores principais do seu setor e análise para tomar melhores decisões empresariais pode ser chamado de inteligência competitiva.

Mas será que é ético espiar as ações do seu concorrente? Não se preocupe com isso. Não só é ético, mas também necessário! No mundo versátil de marketing digital informação é um dos componentes de sucesso. Ou seja, ficar no escuro sem saber quais caminhos são escolhidos por outras empresas do setor pode te deixar em desvantagem.

E observação de concorrentes não é um bicho de sete cabeças. Com certeza você já entrou no site do seu concorrente, conferiu os anúncios online dele e pesquisou os comentários sobre a marca dele. E você não está sozinho. 90% das empresas da lista Fortune 500 coletam informações sobre a concorrência e quase 70% das empresas estadunidenses decidiram aumentar o orçamento de estudos de concorrência deles.

Por isso considere a inteligência competitiva uma prática comum do mercado e que traz grandes vantagens para a sua estratégia.

Quais tipos de concorrentes existem?

Existem 3 principais tipos de concorrentes que você pode encontrar.

  • Concorrente direto: Você compartilha o mercado com esse concorrente e até pode vender o mesmo produto. Ex: 2 marcas de sorvete.
  • Concorrente indireto: Essa empresa oferece um produto diferente que satisfaz a mesma necessidade que o seu. Ex: empresa de ônibus e empresa de táxi.
  • O concorrente com quem você divide o público-alvo: essa empresa oferece um produto diferente que pode substituir o seu e vender para seus clientes. Ex: empresa de entrega de flores e loja de presentes.

É importante analisar a estratégia dos 3 tipos de concorrentes para estar por dentro das últimas tendências do mercado e as ações da empresas com quem você está dividindo mercado ou público-alvo.

Analisando a concorrência

Análise de concorrência ajuda a tomar decisões mais acertadas e traz diversas informações sobre os seus concorrentes e seu mercado. Como:

  • Os próximos passos dos concorrentes: A análise permite estudar a estratégia da empresa rival, conseguir prever os futuros passos e ultrapassá-los.
  • Pontos fracos da sua estratégia: Identifique algum fator importante que você deixou escapar analisando os pontos fortes do seu concorrente.
  • Oportunidades perdidas: A análise competitiva vai mostrar as oportunidades que você deixou passar, por exemplo, uma palavra-chave que você não considerou.
  • Perfil dos clientes: Conheça melhor seus clientes analisando como eles reagem quando o seu concorrente faz uma ação ou uma postagem nas redes sociais. Descubra o que eles gostam e o que os faz comprar.

E o que exatamente deve ser analisado? A verdade é que você pode usar as táticas de análise de concorrência para qualquer nicho de marketing digital – de palavras-chave até user experience.

Preparamos um checklist com as principais métricas que devem ser analisadas:

checklist-analise-concorrente

  • SEO

Inteligência competitiva pode ajudar a entender a base da estratégia de SEO do seu concorrente. Analisando essa categoria, dê uma atenção especial às seguintes métricas:

  • Principais fontes de tráfego

Essa métrica permite entender se seu concorrente está apostando mais no tráfego orgânico ou tráfego pago, e qual dos tipos de tráfego traz mais visitas para o site dele. Se você reparar que ele está cortando investimento em tráfego pago pode ser um sinal que esse canal não está trazendo o retorno esperado. Essa informação pode economizar seu dinheiro e tempo;

  • Palavras-chave e ranqueamento

É importante entender quais palavras-chave o seu concorrente usa já que é graças à palavras-chave que o seu cliente potencial consegue encontrar o seu site na Internet. Repare no volume de pesquisa de palavras-chave escolhidas pelo seu concorrente e analise o ranqueamento dele para estimar suas chances de ultrapassá-lo nas páginas de busca.

Existem algumas ferramentas que podem facilitar a análise de palavras-chave, mostrando inclusive as keywords que o seu concorrente ainda não está usando e quais podem te permitir a ranquear bem. Entre as mais conhecidas no mercado são: KeywordSpy, Keyword Eye e SEMrush.

  • Perfil de backlinks

Backlinks são um sinal de confiança para o Google – se um site referência o seu conteúdo, isso quer dizer que o seu conteúdo é relevante para os usuários. Por isso, backlinks foram escolhidos como um dos fatores de rankeamento do Google.

Analisando o perfil de backlinks de seus concorrentes você consegue encontrar novas fontes de backlinks e criar um plano de conteúdo.

A ferramenta Backlink Audit da SEMrush facilita a analise e ainda permite encontrar links tóxicos no seu perfil de backlinks.

  1. Reputação

A análise de concorrentes permite entender como a marca quer se mostrar online e o que os clientes falam sobre a marca do seu concorrente.

Você pode ver quais palavras seu concorrente usa para se apresentar, qual imagem tenta criar e qual público-alvo ele tenta alcançar. Ao mesmo tempo é importante avaliar as menções da marca do seu concorrente, positivas e negativas.

Menções positivas permitem entender os pontos fortes do seu concorrente e descobrir quais atitudes e ações foram acertadas de acordo com o público. Menções negativas oferecem boas oportunidades para seu negócio – aprenda quais atitudes do seu concorrente irritaram o público e jamais repita esses erros.

Além disso você pode aproveitar alguma menção negativa para oferecer a sua solução para o autor da menção e ganhar um cliente.

  1. Estratégia de Conteúdo

Inteligência competitiva permite obter insights valiosos sobre a estratégia de conteúdo do seu concorrente. Quais canais ele usa para distribuição de conteúdo? Quais temas escolheu? Qual tipo de conteúdo recebe maior engajamento (comentários e compartilhamentos)? O seu concorrente produz mais artigos, estudos de caso, vídeos ou infográficos?

Os comentários de posts também merecem uma atenção especial. As perguntas e dúvidas que o público deixa nos comentários podem servir de inspiração para seu próximo artigo!

  1. Mídias Sociais

A análise competitiva de mídias sociais permite entender como seus concorrentes interagem com o público. Em quais redes sociais o seu concorrente está presente? Qual o tom de voz e forma de comunicação ele usa em cada uma delas? Quais tipos de conteúdo publica em cada rede?

Essas questões permitem analisar a estratégia social do seu rival. Para ganhar ainda mais insights, analise as seguintes métricas:

  • Quantidade de seguidores

A quantidade de seguidores é uma métrica enganosa, porque nem sempre significa que a sua estratégia é eficaz. De qualquer maneira é uma métrica que vale a pena ser rastreada. Ferramentas RivalIQ, Ferramenta de Mídias Sociais da SEMrush, ou TwitterCounter são ótimas para descobrir rapidamente a quantidade de seguidores nas redes sociais diferentes.

  • Engajamento

Se a quantidade de seguidores não é a melhor métrica para estimar o sucesso nas mídias sociais, o engajamento é a métrica perfeita.

Para começar, avalie a quantidade de curtidas, comentários e compartilhamentos. Só com isso você já consegue entender se a campanha do seu concorrente foi eficaz e se você pode se inspirar em algumas táticas dele.

  • Configurações do perfil

Na maioria dos casos, o seu perfil é a sua primeira chance de apresentar o seu negócio, por isso é tão importante fazer as configurações corretas. Essa tarefa pode parecer difícil se você não souber o que seu público espera.

Felizmente você pode obter mais informações sobre isso olhando os perfis dos seus concorrentes. Confira as fotos de perfil, descrições e links postados.

Uma boa ferramenta para fazer a análise competitiva completa das mídias sociais é a RivalIQ. Ela permite comparar a sua presença nas mídias sociais com a dos seus concorrentes, ver o tamanho do público, frequência de postagens e número de sinais sociais.

  1. Publicidade

Aqui é importante descobrir quais canais de publicidade o seu concorrente prefere e qual é o orçamento médio dele.

Sabendo quanto dinheiro o seu concorrente gasta com tráfego e o que ele recebe em troca pode revelar muito sobre a estratégia dele de midia paga.

Outro ponto importante que deve ser analisado é o texto de anúncios dele. Quais call to

action ele usa? Como estrutura seus anúncios? Quais palavras-chave usa e como isso influencia as posições de anúncios dele?

Algumas ferramentas para investigar a estratégia de PPC do seu concorrente são SEMrush, Spyfu e ISpionage.

  1. Site

Muito se fala atualmente de experiência do usuário como o fator principal que deve ser considerado na hora de criar sites, landing pages, conteúdos etc. E não é por acaso. A experiência do usuário influencia diretamente a taxa de rejeição que dá sinais para o Google sobre a relevância e a aceitação do seu conteúdo.

Repare na estrutura de landing pages e do site do seu concorrente, olhe o site dele com olhos do usuário e avalie os pontos fracos e fortes. Essas informações ajudam a estruturar melhor o seu site e melhorar a experiência do usuário.

Conclusão

Hoje em dia, conhecimento é poder. Seu negócio se baseia naquilo que você sabe. E aquilo que você não sabe pode ter o efeito contrário, prejudicando suas vendas e suas estratégias de marketing.

Avaliar e tentar entender o que seus concorrentes estão fazendo, tendo em conta como o fazem e por quê o fazem, é a chave para tomar melhores decisões estratégicas e comerciais.

Quer entender na prática quais são os métodos comprovados e eficazes para fazer análise dos seus concorrentes online? Confira nosso e-book gratuito, feito em parceria entre a Buscar ID e a SEMRush!

como-fazer-analise-concorrentes-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *