Descubra como otimizar campanhas de mídia com ajuda do SEO

Já pensou como o SEO pode te ajudar a otimizar suas campanhas no Adwords? Isso mesmo! Não precisamos criar uma guerra entre SEO e Mídia, esses dois campos, muitas vezes realizados por equipes diferentes, podem unir forças e trabalhar juntos para alcançar resultados cada dia melhores.

Neste artigo, vou mostrar como a equipe de SEO pode trabalhar o nome da marca e otimizar o investimento de mídia do Adwords, melhorando ainda mais os resultados orgânicos.

Os exemplos podem ser aplicados em qualquer site, principalmente naqueles que possuem serviços e e-commerce. Vamos lá?

Impacto da marca

Sabemos que o nome da empresa tem impacto direto na decisão de compra do consumidor e isso também reflete na pesquisa do usuário. Não acredita? Então vamos aos dados.

Podemos pensar em dois tipos de pesquisa do usuário:

– Por produto ou serviço;

– Por produto/serviço + marca.

No exemplo abaixo, observamos que na pesquisa incluindo a marca, conseguimos a primeira posição e o CTR muito maior.

Comparativo marca e produto com CTR e posição média no Google

Isso acontece porque a intenção de busca do usuário é combinada entre produto e marca, ou seja, ele tem interesse por determinado produto na sua loja. Ele já conhece o produto e a empresa.

Já no próximo exemplo, temos uma pesquisa mais ampla de produto. “Calça Jeans” tem uma grande variação de lojas e marcas, tornando o posicionamento mais concorrido, mas temos ótimos resultados quando trabalhamos na pesquisa com a marca.

Impacto de marca e produto no Google

Aí você pode perguntar “Mas é óbvio que vou aparecer bem posicionado com minha marca”. Na teoria sim, mas quando não se trabalha o institucional no orgânico, ela não aparece. Vejo isso acontecer com frequência em clientes novos.

Em um exemplo recente de um cliente, quando pesquisamos “produto + marca”, os primeiros resultados são: Reclame Aqui, Facebook, marketplace e, por fim, o site da empresa. Outros sites posicionam melhor que o próprio site da marca.

A pesquisa envolvendo o nome da marca precisa ter o site da marca nos primeiros resultados. Isso é mostrar a relevância do site para seus clientes e, mais ainda, seus futuros clientes. Imagina alguém pesquisando por sua marca e seu site não aparece nem na primeira página?!

Faça o Google conhecer a sua marca

É importante que o Google conheça sua marca, seu negócio. Não há nada mais chato quando você pesquisa pelo nome da empresa e o Google sugere outra pesquisa.

busca-caipirinha
Pesquisei por uma empresa que fabrica Caipirinha, mas o Google sugeriu a pesquisa por “Caipirinha”.

O nome da empresa de caipirinhas é semelhante, mas mostra que a marca ainda não é conhecida como um termo de pesquisa para o Google.

Veja algumas dicas para tornar sua marca conhecida para o Google e melhorar seus resultados.

Use a marcação semântica para o seu negócio

Sabe aquelas informações sobre a empresa no rodapé do site? Elas podem ser mais úteis do que você imagina.

Use as marcações Organization e LocalBusiness para as informações da empresa. Elas vão detalhar esses dados para os robôs de busca. É você indicando para o Google exatamente o nome, endereço e outras informações da sua empresa.

Marcação semântica de local no Google
Validação no Google Search Console

Para fazer a validação, use a Ferramenta de teste de dados estruturados do Google, no Search Console. Acesse Outros recursos > Ferramenta de teste de dados estruturados. Você pode jogar a URL ou o código HTML para validar.

Com essa ferramenta, você pode também analisar como outros sites usam a marcação de dados. Isso ajuda até para quem ainda não sabe como fazer as marcações no HTML.

Usar o nome da empresa no título de todas as páginas

Já reparou os títulos de página “Produto – Nome da empresa” quando usam o nome da empresa no final? Muitos se esquecem desse detalhe, que também ajuda no posicionamento da marca.

Consultoria SEO Buscar ID

Com o título na página de resultados, o usuário já consegue identificar que aquela página é sobre a consultoria de SEO da Buscar ID. Dessa forma, trabalhamos o título otimizado para o usuário e reforçamos o nome da marca.

Resultados na mídia

Com as otimizações da marca, conseguimos ganhar relevância nas pesquisas que contém a marca e garantimos o bom posicionamento do orgânico. E o que isso melhora na pesquisa paga?

O investimento alocado para o institucional pode ser reduzido ou até mesmo transferido para campanhas de produtos.

Resultados no SEO

Como disse anteriormente, as pessoas que já pesquisam por “produto + marca” já tem grande intenção da compra. Ou seja, a tendência maior já é a de clicar no resultado de pesquisa do seu site.

Logo que otimizamos para a marca e reduzimos as campanhas institucionais de mídia, os resultados de SEO foram expressivos:

Aumentam as impressões porque otimizamos a marca;

Aumentam os cliques na pesquisa porque deixamos de aparecer nos anúncios e as pessoas passam a clicar nos resultados orgânicos;

– Esses dois fatores acima aumentam o CTR nas pesquisas institucionais;

Aumenta a receita de origem orgânico;

Diminui o custo por aquisição já que deixamos de gastar nos anúncios para esse tipo de pesquisa.

Conclusão

Trabalhe na otimização da sua marca para a pesquisa orgânica, assim você ganha relevância nas pesquisas pela marca e “produto + marca”. Ou seja, você vai aparecer bem posicionado e poderá utilizar o investimento de campanhas institucionais para outras campanhas.

Gostou do artigo? Então deixe aqui o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *