Data Visualization x Dashboards: entenda qual é a diferença

Em um mercado com empresas cada vez mais focadas em resultados, as equipes passaram a dedicar parte importante do seu trabalho a descobrir o quão próximas elas estão de seus objetivos.

Para essa tarefa, os profissionais precisam estar preparados para fazer uma análise de dados consistente e contar com a ajuda de dashboards e ferramentas de visualização de dados (data visualization).

Mas você sabe a diferença entre esses conceitos? Confira a comparação que preparamos de Data Visualization x Dashboards e tire suas dúvidas!

Dashboards

No contexto da tecnologia da informação, dashboards são ferramentas digitais que apresentam uma série de informações em um painel. Seu layout pode ser simples, mostrando números e taxas, ou mais complexo, mostrando gráficos e animações.

Adaptando esse conceito ao mercado corporativo, o dashboard passa a ser uma ferramenta cuja finalidade é monitorar diversas métricas e indicadores relevantes para o negócio. É uma espécie de relatório com dados de múltiplas fontes, atualizado constantemente.

O formato de representação de dados (gráfico, tabela, número etc.) e como estarão organizados no painel é crucial para auxiliar os responsáveis pela empresa a tomarem decisões mais acertadas.

O número de usuários online, o tempo de resposta do servidor e o número de pedidos efetuados em uma loja virtual são alguns exemplos de informações que um dashboard pode mostrar.

Data Visualization

Data visualization consiste em um conjunto de conhecimentos e técnicas necessários para analisar dados e representá-los na forma de informação visual, da maneira mais clara possível. Juntamente com conhecimentos em marketing por dados, é uma habilidade necessária para montar dashboards voltados para negócios.

A escolha do formato de visualização de dados é determinada de acordo com a fonte de dados e o destinatário (pessoa ou equipe interessada na visualização). Ou seja, essa escolha depende dos seguintes aspectos:

  • tipos de dados: os dados são classificados segundo o valor que representam, como número, texto, horário, evento etc;
  • manipulação de dados: pode ser necessário executar operações para tratar os dados antes de criar uma visualização. Se quisermos visualizar o número de visitas diárias em um site durante determinado mês, por exemplo, seria interessante fazer uma média de visitantes por dia;
  • finalidade da visualização: como a visualização de dados vai ajudar a avaliar os objetivos do negócio.

Data Visualization x Dashboards

Como você viu, existe uma distinção clara entre data visualization e dashboards. Apesar de estarem interligados e terem a informação como ponto em comum, ambos apresentam finalidades bem distintas.

Compare as principais diferenças:

Data Visualization Dashboards para Negócios
O que é? Ciência/arte Produto (aplicação web, aplicativo ou outro tipo de software)
Quem é o operador? Analista monta a visualização conforme as fontes de dados e objetivos Responsável pelo negócio seleciona a fonte de dados e visualização dentre as opções disponíveis
Quais são os objetivos? Simplificar o entendimento de dados complexos, extrair conhecimento e demonstrar conclusões Avaliar o desempenho da empresa e seus recursos, tomar decisões racionais e ágeis

Se fôssemos resumir em uma frase, diríamos que data visualization nada mais é que um dos blocos de conhecimentos necessários para a construção de dashboards de alta performance!

E então, o que achou da nossa comparação Data Visualization x Dashboards? Compartilhe suas impressões e tire suas dúvidas aqui nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *