Análise de dados: como ela ajuda na tomada de decisão da sua empresa?

O crescimento de uma empresa e o desenvolvimento dos negócios dependem da disponibilidade de informação de qualidade. Afinal, todo empresário precisa de análises bem embasadas em fatos para tomar decisões racionais e investir seus recursos de forma inteligente.

No mundo corporativo, o conceito de Business Intelligence (BI) refere-se à inteligência na tomada de decisões com base em dados captados e armazenados em bancos de dados específicos. Assim, a coleta e a análise de dados externos e internos pode determinar a eficiência em gerar conhecimento e valor, pois possibilitam ao empresário insights em tempo real sobre as finanças, clientela, estoque, cadeia de fornecedores e outros aspectos da empresa.

O mercado competitivo não permite mais que o empresário tome decisões baseadas apenas na própria intuição, fator que tornou a segurança dos dados uma necessidade urgente. Quer entender, de forma prática, como essas informações podem ajudar sua empresa a crescer? Então não perca o post de hoje:

De onde vêm os dados para análise?

Os dados a serem analisados vêm de variadas fontes: pela interação com clientes no call center, troca de e-mails, chats online, formulários de cadastro no site, comportamento da clientela em redes sociais etc.

Isso sem mencionar os dados internos gerados por cada um dos departamentos da organização, como o RH, vendas, logística etc, que podem ser coletados por meio de software de gestão empresarial.

O mundo produz um número incalculável de  informações que vão propiciar a análise de dados e os insights fundamentais para alavancar os negócios. Até os aplicativos que você instala gratuitamente em seu celular estão gerando dados que serão interpretados para direcionar estratégias empresariais.

Como a análise de dados ajuda na tomada de decisão?

Os dados coletados vão mostrar preferências ou rejeições dos clientes, suas reações a novas promoções e ofertas, suas experiências de compras online, as dificuldades experimentadas no site etc. Por meio da análise dessas informações, o empresário poderá traçar novas estratégias para aumentar a satisfação do cliente.

Veja alguns exemplos na prática:

  1. O departamento de marketing poderá analisar resultados das campanhas promocionais e validar ou rever estratégias publicitárias visando o aumento das receitas. Poderá, também, administrar o orçamento para obter melhor retorno sobre investimento (ROI).
  2. O departamento de vendas poderá determinar as melhores estratégias e práticas, aprimorar processos e analisar o aumento ou queda das vendas, os motivos de devoluções de produtos etc.
  3. O departamento de RH poderá rastrear e administrar rotatividade de pessoal, o quadro de funcionários, a necessidade de recrutamento etc.

Na verdade, não importa o departamento ou o tipo da empresa, pois sempre haverá benefícios diretos ou indiretos, seja em um e-commerce, empresas de mídia, ONGs, setor de saúde, de comunicações ou qualquer outro.

Será por meio da análise de dados que a organização poderá identificar custos sobressalentes, descobrir novas oportunidades de negócios, levantar relatórios de desempenho e reagir rapidamente às demandas do mercado.

Como facilitar a visualização dos dados relevantes?

O impressionante volume de informações gerados pelas novas tecnologias pode sobrecarregar o empresário com dados irrelevantes ou inadequados para o seu negócio. Então, como visualizar os dados relevantes em formato simplificado para facilitar a tomada de decisão?

Para isso existem ferramentas de Business Intelligence (BI) que ajudam no cruzamento e na organização de dados para mostrar padrões de comportamento, tendências de mercado, preferências dos clientes etc.

Tudo isso pode ser mostrado por meio de dashboards em monitores de vídeo e em tempo real. E mais: essas soluções podem ser totalmente customizadas de acordo com as necessidades de sua empresa!

É bom poder contar com soluções tecnológicas sob medida para análise de dados para facilitar suas decisões, não é mesmo? Por isso, não guarde estas informações só para você: compartilhe nosso artigo em suas redes sociais e mostre aos amigos a importância de investir em Business Intelligence!

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *