6 métricas que trarão um diferencial competitivo para sua empresa

Ao iniciar uma ação de marketing digital, muitas empresas focam apenas em identificar o lucro resultante da estratégia. Entretanto, essa visão impede avaliar dados mais específicos. As métricas para estratégia de marketing permitem uma visão detalhada, possibilitando a otimização e melhora das campanhas.

As métricas de marketing digital podem variar de acordo com a estratégia empregada e os objetivos almejados. Alinhar esses três fatores é fundamental para conseguir medir os resultados reais da campanha e otimizar os recursos disponíveis. Nesse cenário, algumas métricas são essenciais para acompanhar o crescimento e as falhas de uma campanha.

Para ajudar você nessa missão, trouxemos aqui 6 métricas para estratégia de marketing que trarão um diferencial competitivo para sua empresa. Acompanhe!

1- Taxa de conversão

Em uma estratégia de marketing digital — seja e-mail marketing, mídias sociais, marketing de conteúdo, etc. — a taxa de conversão é uma métrica que permite identificar se a solução está de fato impactando os visitantes ou leads.

É possível acompanhar a taxa de conversão tanto do primeiro contato quanto dos novos contatos dos leads, buscando conteúdos de maior profundidade por meio de listas de e-mail marketing, por exemplo.

2- Ciclo de vida do cliente

O ciclo de vida de um cliente, também conhecido como Customer Lifetime Value (LTV) consiste em determinar a receita gerada pelo cliente durante todo o período de relacionamento com a empresa.

As compras de cada cliente variam de maneira individual. Entretanto, é possível identificar uma média que mostre qual é essa métrica geral.

A partir desse dado é possível identificar a fase dos leads no funil de vendas, otimizar conteúdos do fundo do funil que possuam um apelo mais comercial e, dessa forma, melhorar a taxa de fechamento.

3- Custo de aquisição de cliente

Além das métricas de vendas finalizadas e de cada etapa do funil de vendas, as métricas devem auxiliar a identificar o desempenho na geração de leads. A métrica de custo de aquisição de clientes permite identificar qual o valor investido para levar um lead desde o topo até o fundo do funil, quando converte-se em uma venda efetiva.

Para descobrir esse valor é necessário considerar o investimento, o número de leads gerados e o número de vendas finalizadas. Se o custo de aquisição estiver muito alto, por exemplo, indica que a campanha deve ser otimizada e outras métricas devem ser consultadas para verificar quais os pontos de vulnerabilidade da estratégia.

4- Churn rate

O churn rate, também conhecido como taxa de cancelamento, pode ser usado para acompanhar o quanto as estratégias estão de acordo com as expectativas dos clientes. No e-mail marketing, por exemplo, uma churn rate alta significa que os conteúdos não estão alinhados com os interesses dos assinantes e a estratégia precisa ser revista.

5- Taxas de abertura/clique/abandono

As taxas de abertura, clique e abandono são fundamentais para verificar a efetividade da estratégia de marketing digital realizada. No e-mail marketing, por exemplo, as três taxas podem ser acompanhadas para identificar quais aspectos podem ser melhorados.

Por exemplo, caso haja uma baixa taxa de abertura, o problema pode estar no assunto do e-mail que é pouco chamativo. Caso haja uma alta taxa de abertura e uma baixa taxa de clique, o problema pode estar no conteúdo do e-mail.

As métricas também permitem identificar o desempenho do site, com taxa de clique entre os conteúdos e abandono das páginas. Uma página com alta taxa de saída, por exemplo, pode precisar que o conteúdo seja atualizado.

6- Retorno sobre o investimento (ROI)

O retorno sobre o investimento (ROI) é uma métrica fundamental para identificar o sucesso da estratégia de marketing digital como um todo. Para obter essa métrica basta calcular a receita gerada dividida pelo investimento realizado.

É comum que se avalie a estratégia de marketing como um todo, pois o resultado da presença online costuma ser consequência de diversas ações e não de uma estratégia isolada.

Identificar quais são as métricas para estratégia de marketing mais relevantes para seu negócio depende de avaliar os objetivos com cada solução utilizada e, assim, realizar uma análise de dados que permita identificar o sucesso de acordo com a meta estipulada.

E você, gostou desse conteúdo? Restou alguma dúvida ou tem alguma experiência pra compartilhar? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *