4 empresas que utilizam o Marketing por Dados em suas estratégias

O Marketing por Dados é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mercado. Por meio dele é possível tomar decisões mais concretas e que, de fato, tragam resultados palpáveis para as empresas. Isso porque baseado nos dados é muito mais fácil acertar: não existem achismos, apenas fatos.

Mas muita gente se pergunta: mas o marketing digital já não é assim? Aqui vai a explicação: por meio do Google Analytics o marketing digital já fornece uma base de dados com insumos para uma boa estratégia de comunicação. O diferencial do Marketing por Dados está na forma como as informações são utilizadas e manuseadas.

A tendência é o cruzamento de dados de diferentes fontes, que podem gerar informações de qualidade e que possibilitem uma análise mais completa dos negócios da empresa. Essas informações podem se transformar em ideias inovadoras para gerar melhores resultados para seu negócio.

Para você ter uma dimensão da importância do Marketing por Dados para os negócios, vamos, a seguir, listar 4 empresas que vêm usando essa estratégia. Vamos lá!

O uso do Marketing por Dados por grandes corporações

Não importa se a empresa já está bem estabelecida no mercado. Ela sempre precisa inovar para se manter em alta e conquistar cada vez mais clientes. E o Marketing por Dados pode ajudar gestores a terem ideias inovadoras.

Não é a toa que grandes corporações, já renomadas, estão investindo nessa estratégia. Vamos saber quais são elas!

1. Amazon

A Amazon é uma das empresas que mais investem em coleta, armazenamento, processamento e análise de informações sobre clientes e outras pessoas que navegam pelo site e pelas redes sociais.

A partir do cruzamento de dados sobre os consumidores, a Amazon cria estratégias de marketing para aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo. A empresa faz isso antecipando produtos que sabe que tem grandes chances de você comprar e já deixa-os prontos na distribuidora, o que diminui o tempo de entrega.

A Amazon também utiliza o Marketing por Dados para diminuir os preços e atrair mais clientes. Os preços no site podem mudar a cada 10 minutos porque esse gerenciamento é feito com base na coleta de dados sobre a concorrência, demanda e disponibilidade de produtos, por exemplo.

2. Facebook

Milhares de pessoas pelo mundo todo estão conectadas no Facebook. Todas elas, incluindo você, alimentam a todo instante a base de dados dessa rede social. Por isso, muitas vezes, temos a sensação de que o Facebook adivinha o que estamos pensando.

Isso porque é possível coletar informações sobre nossos amigos, os links que clicamos, o que curtimos e o que não gostamos, por exemplo. É possível que o Facebook seja a empresa que saiba mais sobre seus usuários no mundo inteiro.

Com todos esses dados nas mãos, o Facebook busca fidelizar seus usuários por meio de diferentes estratégias de comunicação, como rastreamento de cookies, para saber em quais sites entramos e sugerir algo parecido e que provavelmente vá nos interessar. Além disso, analisa as curtidas e envia sugestões de tags para colocarmos nas fotos que postamos, por exemplo.

3. Shopback

A empresa de tecnologia Shopback utiliza o Marketing por Dados para reter clientes e também recuperar aqueles carrinhos de e-commerce que foram abandonados e esquecidos.

A base de dados da Shopback é coletada com uma tecnologia avançada que permite o acompanhamento do comportamento de usuários e a identificação daqueles que ainda são desconhecidos pelos sites de e-commerce.

A ideia é retomar o contato com clientes que já passaram pelos sites para que eles retornem e efetuem mais compras ou retomem as compras que não concluíram. Com essa estratégia, a estimativa é de que haja um aumento de 30% nas conversões.

4. FX Flow Intelligence

A startup Flow Intelligence utiliza a tecnologia para gerar dados úteis a shopping centers e lojistas. A base de dados gerada fornece informações sobre os consumidores que frequentam os locais.

Os dados são coletados a partir de um dispositivo que informa a quantidade de visitantes nos estabelecimentos, o comportamento dos tráfegos e as zonas de maior fluxo. Com esses indicadores, os empresários podem tomar decisões mais estratégicas e precisas, uma vez que conseguem informações detalhadas sobre os hábitos dos potenciais clientes.

Viu como o Marketing por Dados é eficiente para qualquer empresa, independentemente do público-alvo que possui? Se você quer saber mais sobre ele, continue navegando pelo nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *