3 métricas para utilizar na sua campanha de marketing digital

O marketing digital é essencial para as empresas que querem fortalecer seu relacionamento com o público e atingir a um grande número de pessoas apostando na segmentação exata. Afinal, as vantagens são inúmeras!

Mas para alcançar os resultados esperados é necessário acompanhar de perto todos os seus dados e analisar com bastante cuidado cada KPI. Para te ajudar nesse missão, separamos 3 métricas que você não pode deixar de acompanhar. Vamos lá?

A campanha de marketing digital

Antes de a campanha de marketing digital começar a ser veiculada, é preciso entender o seu fluxo. Deve-se definir pontos importantes para poder alcançar o sucesso, como o objetivo de sua ação de mercado.

Um exemplo de objetivo pode ser a conversão ou a geração de leads, gerar tráfego para um determinado site ou até mesmo aumentar o número de vendas de um e-commerce. Com esse objetivo definido, é possível planejar as estratégias para alcançá-lo.

Outro ponto fundamental para o sucesso da sua campanha de marketing digital são os indicadores chave de desempenho, ou KPIs.

KPIs (ou indicadores chave de desempenho)

Como o próprio nome (em inglês) evidencia, o KPI é responsável por medir o desempenho da campanha de marketing digital. Antes de começar a veicular a campanha, é apropriado saber como será o acompanhamento e a medição dessas informações.

Assim, torna-se possível analisar cada etapa da campanha em tempo real, conseguindo corrigir os erros e otimizar a campanha para obter melhores resultados. Essa é, também, uma ótima forma de mostrar para o cliente o progresso de seus esforços em marketing digital.

Mas é preciso salientar uma coisa: os KPIs e as métricas são diferentes. Enquanto as métricas transformam os resultados em números brutos, os indicadores de desempenho utilizam as métricas para saber se a meta foi atingida ou não. Para que você entenda melhor, confira mais sobre métricas, logo a seguir.

3 métricas para acompanhar em uma campanha de marketing digital

As métricas obtidas nas campanhas de marketing digital tratam de resultados em números, como a quantidade de visitas, a taxa de conversão ou até mesmo o índice de rejeição de um determinado site. Entre as métricas mais importantes, podemos destacar:

Aquisição de tráfego

Se o objetivo é conquistar mais visitas ao seu site, é preciso medir a quantidade de novas visitas que a campanha conseguiu. Essa métrica é simples e direta, pois conta quantas visitas a página recebeu em um determinado período, podendo ser diário, semanal, mensal ou outros.

Ela serve também para saber se o público-alvo pré-selecionado está respondendo bem a campanha ou se ainda é preciso melhorar os esforços para conquistar mais tráfego desse público.

Geração de leads

Os leads são os possíveis novos consumidores de um determinado produto ou serviço. Essa métrica apresenta quantos novos leads você conquistou com a campanha e quantos foram convertidos em clientes.

Ela pode resultar de vários pontos, como: quantos novos contatos no mês, qual o canal de origem desses novos contatos, entre outras informações que podem indicar muito sobre os indicadores de desempenho da campanha.

Conversão de novos clientes

Um objetivo muito comum das campanhas de marketing digital é a conversão de leads em novos clientes, o que resulta no ROI (retorno sobre o investimento). Essa métrica apresenta quantos novos clientes a campanha conquistou em um determinado período.

Através dos resultados, é possível identificar as estratégias que deram certo e quais precisam ser aperfeiçoadas. É importante estar sempre atento às métricas e KPIs, para que a campanha possa alcançar resultados cada vez mais positivos.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe-os nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *